Nos termos de um artigo do jornalista Ruben Obadia, constante do Publituris, "Até 15 de Novembro de 2007 o Provedor do Cliente das Agências de Viagens, José Vera Jardim, apreciou 617 reclamações, o que corresponde a um aumento de 5% face a igual período do ano transacto (548).
Num encontro com jornalistas que decorreu em Búzios, à margem dos trabalhos do 33º congresso da APAVT, Vera Jardim chamou a atenção para o aumento significativo de queixas relativas ao extravio de bagagem. Outra das reclamações que registou um crescimento foi a alteração do programa proposto inicialmente ao cliente, um facto que, segundo apurou o Provedor junto dos Operadores, se ficou a dever a algumas operações realizadas na Europa e que este ano 'correram menos bem'. Mas no topo das queixas continua a estar as más condições de alojamento e/ou transporte.
Vera Jardim salienta ainda que no próximo ano é expectável que o número de reclamações registadas aumente significativamente, uma vez que desde o Verão passado que todas as agências e operadores associados à APAVT estão obrigados a acatar as decisões do Provedor do Cliente. Ainda assim, o responsável chama a atenção para o facto de um importante operador espanhol [Iberojet] continuar a manter-se à margem de todo este processo, não aderindo à figura do Provedor. Sobre esta situação recorde-se que em Julho de 2006 a Iberojet emitiu um comunicado em que justificava a sua decisão pelo facto do número de reclamações que recebia ser extremamente baixo.
Segundo Vera Jardim é nas viagens organizadas de longo curso que se regista a maioria das reclamações, representando estas 70 a 80% das queixas recebidas." (As hiperligações foram acrescentadas)
Num encontro com jornalistas que decorreu em Búzios, à margem dos trabalhos do 33º congresso da APAVT, Vera Jardim chamou a atenção para o aumento significativo de queixas relativas ao extravio de bagagem. Outra das reclamações que registou um crescimento foi a alteração do programa proposto inicialmente ao cliente, um facto que, segundo apurou o Provedor junto dos Operadores, se ficou a dever a algumas operações realizadas na Europa e que este ano 'correram menos bem'. Mas no topo das queixas continua a estar as más condições de alojamento e/ou transporte.
Vera Jardim salienta ainda que no próximo ano é expectável que o número de reclamações registadas aumente significativamente, uma vez que desde o Verão passado que todas as agências e operadores associados à APAVT estão obrigados a acatar as decisões do Provedor do Cliente. Ainda assim, o responsável chama a atenção para o facto de um importante operador espanhol [Iberojet] continuar a manter-se à margem de todo este processo, não aderindo à figura do Provedor. Sobre esta situação recorde-se que em Julho de 2006 a Iberojet emitiu um comunicado em que justificava a sua decisão pelo facto do número de reclamações que recebia ser extremamente baixo.
Segundo Vera Jardim é nas viagens organizadas de longo curso que se regista a maioria das reclamações, representando estas 70 a 80% das queixas recebidas." (As hiperligações foram acrescentadas)