joi, 20 decembrie 2007

Sobre o 1 Seminário Ibero-Americano de Direito do Turismo e 5 Editur

Os dias 17 e 18 de Dezembro foram de suma importância para o Direito do Turismo na América do Sul. A realização do 1 SEMINÁRIO ÍBERO-AMERICANO DE DIREITO DO TURISMO e do 5 Editur reuniu no Brasil, pela primeira vez, experts em Direito do Turismo de Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil (sem olvidar de nossa querida Dra. Uta Stenzel, representando Alemanha), tratando de temática relacionada aos fundamentos epistemológicos de uma disciplina autônoma denominada Direito do Turismo.
Óbvio constatar que a época do evento mostrou-se ingrata para muitos possíveis participantes, o que acabou por afastar pessoas que poderiam abrilhantar ainda mais o evento. A esses colegas que não puderam estar presentes, fiquem em paz, pois no mês de Fevereiro o IBCDTur, UNESCO e Ministério do Turismo do Brasil lançarão um livro com os resultados das apresentações. Ainda assim, aproveito o momento para agradecer as manifestações de apoio, visto que serviram de força para a efetiva concretização dos eventos.
Àqueles que construíram os eventos, com exposições brilhantes e excelentes debates, o IBCDTur agradece, respeitosamente, a colaboração, a atenção e o esforço dispensados em pról do 1 SEMINÁRIO ÍBERO-AMERICANO DE DIREITO DO TURISMO e do 5Editur, eventos estes que comemoraram os 5 primeiros anos do IBCDTur.

Aproveio ainda para agradecer alguns colegas sem os quais a realização deste evento seria impossível:
Prof. Dr. Manuel David Masseno (Sempre aprendemos com sua vasta experiência e conhecimento jurídico)
Prof. Dr. Gladston Mamede (O número 1 do Direito do Turismo brasileiro!)
Dra. Uta Stenzel (You learn portuguese, we'll learn german...)
Prof. Dr. André Ramos Tavares (Sabidamente um dos principais jusconstitucionalistas brasileiros na atualidade)
Prof. Dr. Antonio Isidoro Piacentin (Valiosas são suas lições de vida)
Dr. Diego Benítez (A parceria entre o IBCDTur e a AADETUR trarão bons frutos para o Direito do Turismo brasileiro e argentino, tenha a certeza disso!)
Dr. Julio Facal (A parceria entre o IBCDTur e a AUDETUR também trarão bons frutos para o Direito do turismo brasileiro e uruguaio)
Dr. Luis Brunelli (Turismo é ciência ou atividade econômica???)
Dr. Sérgio Santos (Existem políticas públicas relacionadas ao turismo?)
Dra. Camile De Luca e Vicente Badaró (Razões de minha vida e esforço contínuo em pról do Direito do Turismo)