Pesquisa realizada pelo Ipetur (Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade), em conjunto com a Planet Work, com 500 turistas japoneses de agosto a novembro de 2007, revelou informações sobre o perfil daquele turista que visita o Rio.
O levantamento teve apoio da Fundação Cesgranrio e Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio, sob a coordenação dos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, que dirigem a Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade.
Confira os resultados:
Sexo - 60% homens / 40% mulheres Escolaridade - 40% nível superior / 30% nível médio / 20% nível fundamental Pontos positivos - 40% natureza exuberante / 25% preços competitivos / 20% alegria da população / 15% qualidade dos serviços Pontos negativos - 50% mendicância / 25% inexistência de material informativo em japonês / 20% taxis / 5% segurança Gasto por dia (em US$) - Até 80 - 20% / de 80 a 130 - 25% / de 140 a 200 - 45% / mais de 200 - 10% Permanência no Rio - 1 a 3 dias - 20% / 4 a 6 dias - 65% / mais de uma semana – 15% Atrativos turísticos visitados - 44% Corcovado / 30% Pão de Açúcar / 15% Jardim Botânico / 10% Floresta da Tijuca / 5% Cidade do Samba Outras cidades visitadas - 35% Foz do Iguaçu / 30% Manaus / 25% Brasília / 15% São Paulo / 5% Petrópolis Forma de operação da viagem - 75% vieram através de agência / 25% vieram por conta própria Grau de satisfação - 95% pretendem voltar ao Rio / 5% não pretendem Hospedagem - 80% hotéis / 15% em apartamentos alugados / 5% em casas de amigos.
A pesquisa foi realizada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro e contou com a colaboração de 50 alunos dos cursos de turismo e hotelaria da UniverCidade. Tal estudo tem a participação do Ciret, centro de pesquisas e estudos do turismo, com sede em Aix en Provence, na França. A margem de erro é de 3%.
O levantamento teve apoio da Fundação Cesgranrio e Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio, sob a coordenação dos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, que dirigem a Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade.
Confira os resultados:
Sexo - 60% homens / 40% mulheres Escolaridade - 40% nível superior / 30% nível médio / 20% nível fundamental Pontos positivos - 40% natureza exuberante / 25% preços competitivos / 20% alegria da população / 15% qualidade dos serviços Pontos negativos - 50% mendicância / 25% inexistência de material informativo em japonês / 20% taxis / 5% segurança Gasto por dia (em US$) - Até 80 - 20% / de 80 a 130 - 25% / de 140 a 200 - 45% / mais de 200 - 10% Permanência no Rio - 1 a 3 dias - 20% / 4 a 6 dias - 65% / mais de uma semana – 15% Atrativos turísticos visitados - 44% Corcovado / 30% Pão de Açúcar / 15% Jardim Botânico / 10% Floresta da Tijuca / 5% Cidade do Samba Outras cidades visitadas - 35% Foz do Iguaçu / 30% Manaus / 25% Brasília / 15% São Paulo / 5% Petrópolis Forma de operação da viagem - 75% vieram através de agência / 25% vieram por conta própria Grau de satisfação - 95% pretendem voltar ao Rio / 5% não pretendem Hospedagem - 80% hotéis / 15% em apartamentos alugados / 5% em casas de amigos.
A pesquisa foi realizada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro e contou com a colaboração de 50 alunos dos cursos de turismo e hotelaria da UniverCidade. Tal estudo tem a participação do Ciret, centro de pesquisas e estudos do turismo, com sede em Aix en Provence, na França. A margem de erro é de 3%.