sâmbătă, 28 aprilie 2007

"Restaurantes pedem 'calma' na lei do tabaco"

Como refere o Público, "A Associação da Restauração e Similares de Portugal (Aresp) pediu ontem 'calma e ponderação' na discussão parlamentar da nova lei do tabaco, considerando que medidas antifumo poderão 'afectar gravemente' a competitividade da economia nacional.
Em comunicado, a ARESP relembrou que, num inquérito realizado pelo Ministério da Saúde, cerca de 75 por cento [dos inquiridos] concorda com a permissão do fumo em espaços de diversão e 'pede calma e ponderação' na nova proposta de lei do tabaco, em discussão dia 2 de Maio na Assembleia da República.
'Alertamos para os graves prejuízos socioeconómicos que poderão advir' da proibição do tabaco em estabelecimentos de lazer, 'fundamentais para o produto turístico [nacional]', nomeadamente bares e discotecas que, 'com a adopção desta medida, poderão tornar-se espaços de passagem, com tempo de permanência reduzido', considerou a Aresp. 'Esta lei é altamente lesiva dos direitos e liberdades dos cidadãos', acrescentou." (As hiperligações foram acrescentadas)