luni, 30 aprilie 2007

"Pesca lúdica: Nova lei levanta mar de críticas"

Como relata o jornalista Francisco Pedro na edição de hoje do Correio da Manhã, "Só para terem licença, mais de 700 mil pescadores amadores vão pagar 10,5 milhões de euros. A nova lei está em vigor há quatro meses e continua a haver muitas dúvidas sobre algumas das regras impostas.
O pequeno e sinuoso carreiro mal se vê na penumbra da madrugada, mas José Henrique Nunes avança sem hesitar na escarpa do Mindelo, junto à praia das Maçãs, no concelho de Sintra. Leva uma cana de pesca, isco, alguns apetrechos e muitas dúvidas em relação à lei que regulamenta o exercício da pesca lúdica. 'Vê-se que foi feita por alguém que não conhece a actividade', lamenta o ex-campeão do Mundo de pesca de mar.
As novas regras estão em vigor há quatro meses e os pescadores continuam divididos em relação ao seu alcance e eficácia. Uns concordam com a obrigatoriedade da licença de pesca e com as limitações no tamanho do pescado. Discordam dos limites impostos à captura dos crustáceos e pedem mais rigor na fiscalização dos pescadores profissionais. Outros manifestam-se frontalmente contra a imposição de mais uma taxa, sobre uma actividade que utilizam apenas para distracção. O único ponto em que todos parecem de acordo é que a lei serviu 'para o Governo encaixar uns bons milhões de euros'." (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo pode ser lido em texto integral.