vineri, 27 aprilie 2007

"Identificação electrónica abrangerá todos aeroportos no fim do ano"

Segundo o Opção Turismo, "O secretário de Estado da Administração Interna garantiu que Portugal poderá ajudar os países de expressão portuguesa a desenvolverem sistemas de identificação de passaportes electrónicos, depois de todos os aeroportos portugueses terem o sistema, no final do ano.
Falando à margem do primeiro teste do projecto RAPID (Reconhecimento Automatizado de Passageiros Identificados Documentalmente), que decorreu no aeroporto de Faro, José Magalhães sublinhou que Portugal será pioneiro em vários aspectos da identificação electrónica.
O RAPID, estará em fase de testes nos aeroportos de Faro e Lisboa entre 21 de Maio e 21 de Junho, após o que entrará em funcionamento e será alargado a alguns dos principais aeroportos do país.
O RAPID permite o controlo automatizado de passageiros munidos de passaportes electrónicos, através do cruzamento de dados biográficos e da apresentação das fotos obtidas a partir dos sistemas de leitura óptico e electrónico. O procedimento permite eliminar o preenchimento, recolha e tratamento dos boletins de embarque e desembarque exigido aos nacionais de países de fora do espaço Shengen. Eliminando a necessidade de intervenção humana, o RAPID permite o controlo automatizado de passageiros munidos de passaportes electrónicos.
Numa primeira fase, a unidade verifica a autenticidade do passaporte e valida os dados contidos no chip, após o que controla a identificação do passageiro, comparando a foto contida no chip com a imagem do passageiro obtida em directo junto à porta de entrada. No caso de validação, isto é, se as imagens coincidirem e os dados forem validados, as portas abrem automaticamente.
O sistema de identificação electrónica coexistirá durante alguns anos com o sistema tradicional, já que vários países não possuem informação impressa em chip ou estão ainda em fase de implementação."