luni, 2 aprilie 2007

"Passaportes electrónicos prometem vida mais fácil este Verão"

O Diário Digital dá conta que "Os quase 170 mil portugueses portadores de passaporte electrónico vão poder viajar no pico deste Verão para fora do espaço Schengen sem suportar as extensas filas para fiscalizar a sua documentação.
A garantia é avançada na edição desta segunda-feira do jornal Público, que refere que os aproximadamente 140 smart gates - ou portões inteligentes, na tradução literal - que estarão a funcionar até final de Julho vão permitir fiscalizar electronicamente a identidade dos passageiros nacionais e estrangeiros e a legalidade dos seus passaportes electrónicos em alguns segundos. Entretanto, o sistema, inovador, começará a ser testado até ao final de Abril no aeroporto de Faro.
«Em menos de 20 a 30 segundos a pessoa passa pelo gate», explica, em declarações ao Público, Miguel Leitmann, director comercial da Vision Box, a empresa que venceu o concurso para a criação e instalação do sistema. «Até finais de Julho teremos 140 portões espalhados pelos vários aeroportos do país», completa." (As hiperligações foram acrescentada)

Nota: devido ao seu interesse público e didáctico, o artigo indicado foi transcrito para o Lex Turistica Nova extensa.