marți, 26 august 2008

Tráfego aéreo sofre atrasos nos EUA devido a problema em rede de comunicação

Washington, 26 ago (EFE).- Uma falha registrada hoje em um centro de comunicações do estado da Geórgia causou atrasos e cancelamentos em mais de 30 dos principais aeroportos da região leste dos Estados Unidos, confirmaram as autoridades federais.
Em seu site, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) recomenda aos potenciais viajantes "que confirmem suas reservas com os aeroportos, perante a possibilidade de que seus vôos tenham sido afetados".
Uma porta-voz da FAA assegurou que não existe nenhum problema de segurança e que as torres de controle dos aeroportos estão em permanente contato com os pilotos.
A porta-voz acrescentou que não há um número preciso de vôos afetados pelo problema, que deve ser solucionado no início da próxima manhã. Também explicou que o problema detectado consiste em uma falha na transmissão de informações da Geórgia a Salt Lake City, no estado de Utah.
No momento do corte, havia cerca de 5 mil aviões comerciais e de transporte voando sobre a região, segundo a rede de televisão "CNN".
Na zona próxima a Washington, o aeroporto afetado foi o de Baltimore que, embora tenha permitido algumas decolagens, deixou de receber novos planos de vôo nas primeiras horas da tarde, segundo um porta-voz.
Os piores problemas foram registrados nos aeroportos de Midway e O'Hare em Chicago, onde os atrasos eram de quase duas horas, detalhou a "CNN". Também foram afetados os aeroportos JFK de Nova York e Logan de Boston, onde os atrasos persistiam durante a tarde. O aeroporto internacional de Miami, um dos mais importantes do litoral atlântico americano, não teve problemas, disseram fontes oficiais.
"Houve alguns cancelamentos de vôos, mas se deveram mais a problemas causados pelo mau tempo do que pelas comunicações", esclareceu um porta-voz oficial.