Pesquisa Perfil do Turista brasileiro que visita o Rio em julho(2008)
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, através do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo(IPETUR), a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio e a Planet Work, com o apoio da Fundação Cesgranrio, realizaram de 01 a 30 de julho de 2008, uma pesquisa com 1000 turistas brasileiros, para obter o perfil do turista que visita o Rio, em julho.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 40 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de
Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França. Ela foi realizada nos bairros de Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo, Centro, Glória, Barra, Santa Teresa e São Conrado.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje um dos maiores bancos de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur - o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 1000 entrevistados,
Sexo: 55% homens / 45% mulheres
Grau de instrução: 15% nível fundamental / 50% nível médio / 35% nível superior
Transporte utilizado para chegar ao Rio: 51%% via rodoviária / 49% via aérea
Forma de hospedagem: 65% hotéis / 20% casa de amigos / 10% aptos alugados / 5% hospedagem domiciliar
Freqüência da visita ao Rio: 30% vieram ao Rio pela primeira vez / 70% já vieram ao Rio pelo menos uma vez
Intenção de voltar ao Rio: 89% pretendem voltar / 11% não pretendem
Permanência média no Rio: 70% 03 a 07 dias / 25% 08 a 12 dias / 5% mais de 12 dias
Razões de escolha do Rio: 40 % atrativos naturais / 23% relação custo/benefício / 18% compras / 10% sugestão de amigos / 9% atrativos culturais
Organização da viagem: 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens
Faixa Etária: 18/25 anos 24% / 26/38 anos 43% / 39/55 anos 21% / mais de 56 anos 12%
Procedência dos turistas: 31% São Paulo / 24% Minas Gerais / 13% Espírito Santo / 11% Rio Grande do Sul / 8% Brasília / 7% Pernambuco / 4% Ceara / 3% Santa Catarina
Atrativos Turísticos mais visitados: 32% Corcovado / 24% Pão de Açucar / 18% Praias / 14% / Floresta da Tijuca / 7% Maracanã / 5% Jardim Botânico
Pontos positivos: 40% Temperatura agradável / 20% alegria do carioca / 15% gastronomia / 12% prestação de serviço / 10% shoppings / 8% limpeza das praias
Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio: 35% Buzios / 19% Niteroi / 16% Paraty / 10% Angra dos Reis / 8% Itatiaia / 6% N. Friburgo / 4% Rio das Ostras / 2% Petropolis
Hábito de viajar: 65% com a família / 30% com amigos / 5% sozinho
Pontos negativos: 35% segurança / 22% população de rua / 20% informação turística / 14% vendedores ambulantes / 8% sinalização turística
Gasto médio por dia: 20% até 100,00 / 65% entre 110.00/190.00 / 15% mais de 200,00.
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, através do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo(IPETUR), a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio e a Planet Work, com o apoio da Fundação Cesgranrio, realizaram de 01 a 30 de julho de 2008, uma pesquisa com 1000 turistas brasileiros, para obter o perfil do turista que visita o Rio, em julho.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 40 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de
Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França. Ela foi realizada nos bairros de Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo, Centro, Glória, Barra, Santa Teresa e São Conrado.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje um dos maiores bancos de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur - o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 1000 entrevistados,
Sexo: 55% homens / 45% mulheres
Grau de instrução: 15% nível fundamental / 50% nível médio / 35% nível superior
Transporte utilizado para chegar ao Rio: 51%% via rodoviária / 49% via aérea
Forma de hospedagem: 65% hotéis / 20% casa de amigos / 10% aptos alugados / 5% hospedagem domiciliar
Freqüência da visita ao Rio: 30% vieram ao Rio pela primeira vez / 70% já vieram ao Rio pelo menos uma vez
Intenção de voltar ao Rio: 89% pretendem voltar / 11% não pretendem
Permanência média no Rio: 70% 03 a 07 dias / 25% 08 a 12 dias / 5% mais de 12 dias
Razões de escolha do Rio: 40 % atrativos naturais / 23% relação custo/benefício / 18% compras / 10% sugestão de amigos / 9% atrativos culturais
Organização da viagem: 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens
Faixa Etária: 18/25 anos 24% / 26/38 anos 43% / 39/55 anos 21% / mais de 56 anos 12%
Procedência dos turistas: 31% São Paulo / 24% Minas Gerais / 13% Espírito Santo / 11% Rio Grande do Sul / 8% Brasília / 7% Pernambuco / 4% Ceara / 3% Santa Catarina
Atrativos Turísticos mais visitados: 32% Corcovado / 24% Pão de Açucar / 18% Praias / 14% / Floresta da Tijuca / 7% Maracanã / 5% Jardim Botânico
Pontos positivos: 40% Temperatura agradável / 20% alegria do carioca / 15% gastronomia / 12% prestação de serviço / 10% shoppings / 8% limpeza das praias
Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio: 35% Buzios / 19% Niteroi / 16% Paraty / 10% Angra dos Reis / 8% Itatiaia / 6% N. Friburgo / 4% Rio das Ostras / 2% Petropolis
Hábito de viajar: 65% com a família / 30% com amigos / 5% sozinho
Pontos negativos: 35% segurança / 22% população de rua / 20% informação turística / 14% vendedores ambulantes / 8% sinalização turística
Gasto médio por dia: 20% até 100,00 / 65% entre 110.00/190.00 / 15% mais de 200,00.