UniverCidade pesquisa Perfil do turista chinês que visita o Rio -2008
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, a Planet Work e o Ciret Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo e da Fundação Cesgranrio realizaram de 01 de maio a 10 de julho, uma pesquisa com 300 chineses, que estavam no Rio, em Flamengo, Ipanema, Barra, Copacabana, Leblon e São Conrado, Coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, que dirigem a referida escola -- única auditada e certificada pela OMT no Brasil --, a pesquisa contou com o apoio de 40 alunos-pesquisadores de turismo e hotelaria. Trata-se de mais um estudo realizado pela UniverCidade em busca de dados estratégicos para elaborar o primeiro banco de dados turísticos da cidade do Rio, levando-se em consideração a importância do receptivo, para a cidade.
Os resultados fazem parte do Cefeturb -- Centro de Referência Turística do Brasil --, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur -- Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade. A margem de erro é de 3,8%
Resultados
Dos 300 entrevistados
Motivo da Viagem: 54% negócios /29% Lazer / 17% congressos e convenções
Sexo: 65% homens / 35% mulheres
Grau de instrução: 10% nível fundamental / 30% nível médio / 60% nível superior
Idade: de 18 a 27 anos – 30% / de 28 a 39 anos – 40% / de 40 a 60 anos – 20% / mais de 60 anos – 10%
Pontos positivos: 45% natureza exuberante / 25% alegria da população / 20% limpeza da cidade / 10% compras
Pontos negativos: 45% Segurança / 30% desconhecimento do chinês / 15% mendicância / 10% informação turistica
Freqüência da visita ao Rio: 95% vieram ao Rio pela primeira vez / 5% já vieram ao Rio pelo
menos uma vez
Intenção de voltar ao Rio: pretendem voltar – 94% / não pretendem 6%
Permanência média no Rio: 2 a 4 dias – 60% / 5 a 7 dias – 35% / Mais de 7 dias -- 5%
Atrativo turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 40% Pão de Açúcar / 20% Jardim Botânico / 18% Corcovado / 14% Atrativos culturais / 8% Cidade do Samba
Organização da viagem: 74% através de uma agência de viagens / 26% por conta própria
Transporte utilizado para chegar ao Rio: 100% via aérea
Ponto de entrada no Brasil: 65% São Paulo / 35% Rio de Janeiro
Hábito de viajar: Com a família – 60% / Com amigos – 30% / Sozinho – 10%
Forma de hospedagem: 85% hotéis / 10% aptos de temporada / 5% casa de amigos
Gasto médio por dia (USD): Até USD 80,00 – 20% / Entre 90,00/150,00 – 45% / Mais de 170,00 -35%
Outras cidades visitadas durante a permanência no Brasil: 25% Foz do Iguaçu / 20% Manaus / 15% Fortaleza / 12% Recife / 8% Buzios / 6% Niteroi / 5% São Paulo / 4% Paraty / 3% Curitiba / 2% Florianópolis
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, a Planet Work e o Ciret Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo e da Fundação Cesgranrio realizaram de 01 de maio a 10 de julho, uma pesquisa com 300 chineses, que estavam no Rio, em Flamengo, Ipanema, Barra, Copacabana, Leblon e São Conrado, Coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, que dirigem a referida escola -- única auditada e certificada pela OMT no Brasil --, a pesquisa contou com o apoio de 40 alunos-pesquisadores de turismo e hotelaria. Trata-se de mais um estudo realizado pela UniverCidade em busca de dados estratégicos para elaborar o primeiro banco de dados turísticos da cidade do Rio, levando-se em consideração a importância do receptivo, para a cidade.
Os resultados fazem parte do Cefeturb -- Centro de Referência Turística do Brasil --, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur -- Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade. A margem de erro é de 3,8%
Resultados
Dos 300 entrevistados
Motivo da Viagem: 54% negócios /29% Lazer / 17% congressos e convenções
Sexo: 65% homens / 35% mulheres
Grau de instrução: 10% nível fundamental / 30% nível médio / 60% nível superior
Idade: de 18 a 27 anos – 30% / de 28 a 39 anos – 40% / de 40 a 60 anos – 20% / mais de 60 anos – 10%
Pontos positivos: 45% natureza exuberante / 25% alegria da população / 20% limpeza da cidade / 10% compras
Pontos negativos: 45% Segurança / 30% desconhecimento do chinês / 15% mendicância / 10% informação turistica
Freqüência da visita ao Rio: 95% vieram ao Rio pela primeira vez / 5% já vieram ao Rio pelo
menos uma vez
Intenção de voltar ao Rio: pretendem voltar – 94% / não pretendem 6%
Permanência média no Rio: 2 a 4 dias – 60% / 5 a 7 dias – 35% / Mais de 7 dias -- 5%
Atrativo turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 40% Pão de Açúcar / 20% Jardim Botânico / 18% Corcovado / 14% Atrativos culturais / 8% Cidade do Samba
Organização da viagem: 74% através de uma agência de viagens / 26% por conta própria
Transporte utilizado para chegar ao Rio: 100% via aérea
Ponto de entrada no Brasil: 65% São Paulo / 35% Rio de Janeiro
Hábito de viajar: Com a família – 60% / Com amigos – 30% / Sozinho – 10%
Forma de hospedagem: 85% hotéis / 10% aptos de temporada / 5% casa de amigos
Gasto médio por dia (USD): Até USD 80,00 – 20% / Entre 90,00/150,00 – 45% / Mais de 170,00 -35%
Outras cidades visitadas durante a permanência no Brasil: 25% Foz do Iguaçu / 20% Manaus / 15% Fortaleza / 12% Recife / 8% Buzios / 6% Niteroi / 5% São Paulo / 4% Paraty / 3% Curitiba / 2% Florianópolis