marți, 29 iulie 2008

"Estados Unidos testam novo sistema de controlo de entradas a partir de Agosto"

Segundo o Tek SAPO, "Os cidadãos europeus e dos restante grupo de países que fazem parte do programa 'visa-free' promovido pelo governo norte-americano vão poder testar o futuro sistema de segurança para o controlo de entradas de estrangeiros a partir da próxima sexta-feira.
Denominado Electronic System of Travel Authorization, ou ESTA, o novo sistema entra em funcionamento em Janeiro de 2009 e compreende o preenchimento online de formulários, substituindo o antigo preenchimento em papel para os viajantes que não necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos. Os requerentes terão de submeter a informação via Internet com pelo menos três dias de antecedência face à viagem.
A maior parte dos formulários serão aprovados em 24 horas, garantem as entidades norte-americanas. Aqueles que virem o seu pedido recusado terão de requerer um visto ou procurar a ajuda de uma embaixada daquele país.
O ESTA, que começará a funcionar em pleno a partir de Janeiro de 2009, permite ao governo dos Estados Unidos 'conhecer' os viajantes que acolherá e funcionará em substituição do actual sistema em papel, garantem as autoridades, e não como uma medida restritiva adicional." (A hiperligações foram acrescentadas)