miercuri, 23 iulie 2008

"A Comissão Europeia adopta o quarto relatório sobre a não reciprocidade em matéria de isenção de vistos por parte de países terceiros"

Segundo a Sala de Imprensa da U.E., "A Comissão Europeia adoptou o quarto relatório sobre a manutenção por certos países terceiros da obrigação de visto em violação do princípio da reciprocidade. O relatório revela os novos progressos alcançados na obtenção de uma reciprocidade completa.
Jacques Barrot, o Vice-Presidente responsável pela Justiça, Liberdade e Segurança, sublinhou a utilidade do mecanismo de reciprocidade: 'Este relatório demonstra claramente que o diálogo com países terceiros no âmbito do novo mecanismo de reciprocidade de vistos revelou mais uma vez a sua eficácia, permitindo a todos os nossos cidadãos viajar sem visto para mais três países. O relatório propõe também, no entanto, medidas de retaliação nos casos em que os progressos forem insuficientes. É inaceitável que os nacionais de alguns países terceiros beneficiem de isenção de visto quando viajam para a UE, enquanto alguns cidadãos da UE precisam de visto para viajar para esses países. É este o núcleo do nosso mecanismo de reciprocidade de vistos e estou empenhado em assegurar que este princípio seja plenamente respeitado'." (A hiperligaçãoção foi a acrescentada)

Este Comunicado foi distribuído nas Línguas Portuguesa e Espanhola.