sâmbătă, 19 iulie 2008

"Nudismo: Falta de condições de segurança nas praias preocupa naturistas"

De acordo com o Público Última Hora, "Portugal tem seis praias de nudistas oficiais, mas ao contrário de outras zonas balneares, estas não têm nadadores-salvadores, bares ou outras infra-estruturas de apoio.
A Lei n.º 29/94, que define o regime de prática do naturismo, estipula que estas praias devem ser isoladas e encontrar-se a, pelo menos, 1500 metros de aglomerados urbanos, escolas, colónias de férias, hotéis, parques de campismo ou conventos, mas não acautela a segurança dos banhistas que optam pela nudez.
'As praias não têm nadadores-salvadores, não há concessionários privados que queiram pegar em praias naturistas. Estas praias não têm as condições que deveriam ter', lamentou o presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN), Rui Martins.
A praia dos Alteirinhos (Odemira), foi a última a juntar-se à lista oficial que inclui ainda as praias de Adegas (Aljezur), Barril (Tavira), Belavista (Almada), Meco (Sesimbra) e Salto (Sines). A estas acrescem muitas outras zonas balneares 'toleradas', que acolhem um número incerto de nudistas, mas que Rui Martins assegura estar a aumentar já que 'as pessoas convivem melhor com o corpo que têm e libertam-se mais'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está disponível em texto integral.