marți, 1 iulie 2008

Nova Pesquisa UniverCidade sobre impactos do turismo nos bairros cariocas

Pesquisa Impactos do Turismo na População de Botafogo

A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, única no Brasil auditada e certificada pela OMT e a Planet Work, com apoio da Fundação Cesgranrio e da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo realizaram de 09 a 19 de junho, uma pesquisa com 400 moradores de Botafogo, para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o potencial turístico do Rio, seus hábitos de consumo turístico e seus anseios de viagem.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Ipetur, o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que representa no Brasil, o Ciret - Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, o maior centro de pesquisas do mundo, com sede em Aix en Provence. Contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux, Diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e Presidente do Ipetur e Mauricio Werner, Coordenador Geral do Curso de Turismo e Diretor de Pesquisas do Ipetur, da UniverCidade.

Seguem os resultados da pesquisa:
Sexo: 60% feminino / 40% masculino
Grau de instrução: 35% ensino fundamental / 40% ensino médio / 25% ensino superior
Faixa Etária: 18/25-27% / 26/40-42% / 41/57-20% / Mais de 58-11%
Renda Mensal: de 01 a 03 salários mínimos – 55% / de 04 a 09 salários mínimos – 40% / Mais de 10 salários mínimos – 15%
Hábito de viajar: 55% já viajou / 45% nunca viajou
Locais visitados: 60% outros municípios do Estado / 25% outros estados do Brasil / 15% outros países
Sonho de Consumo: 40% ir para os EUA / 25% viajar para a Europa / 20% viajar para o Nordeste / 10% viajar para a Argentina / 5% fazer um cruzeiro marítimo
Hospedagem em um hotel: 35% nunca se hospedou num hotel / 65% já se hospedou
Empecilhos para viajar: 65% preços altos / 30% outras prioridades de lazer / 5% não gosta de viajar
Avaliação Turística do Bairro: 75% acham que o bairro é turístico / 25% acham que não
Contato com turistas: 60% já tiveram contato com turistas / 40% nunca tiveram
Pontos positivos do bairro: 40% gastronomia / 30% limpeza / 20% hotelaria / 5% Forte do Leme
Pontos negativos do bairro: 60% trânsito / 20% buracos nas ruas / 15% mendicância / 5% favelização
Sugestões para melhoria turística do bairro: 40% Abertura do Palácio da Cidade para visitação / 25% sinalização turística / 20% criação de um roteiro turístico do bairro / 5% visitação turística do Morro D. Marta

A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seuaprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, e São Conrado. Os próximos bairros serão a Glória e Laranjeiras.
As pesquisas serão repetidas, pelo menos mais uma vez,no período de 2008/2010, em que o programa estará em desenvolvimento, conforme orientação técnica do CIRET. A margem de erro é de 3,8%.