luni, 28 ianuarie 2008

"Moçambique relança potencialidades turísticas"

Na última edição do Notícias, o jornalista Domingos Mossela relata que "A participação de Moçambique na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que recentemente encerrou na capital portuguesa, permitiu, mais uma vez, relançar as enormes potencialidades turísticas de que o País dispõe. Moçambique foi um dos 250 expositores estrangeiros, de 55 países, na 20ª edição da BTL que durante cinco dias recebeu cerca de 60 mil visitantes, segundo dados preliminares.
Esta é a segunda vez que o País se fez representar neste tipo de feira e o pequeno ‘Stand’ estava rodeado dos ‘colossos’ africanos da área do turismo como África do Sul e Cabo Verde, bem como de Angola, Líbia, Tanzânia, entre outros.
Por exemplo, enquanto Moçambique arrecadou, em 2007, receitas estimadas em 160 milhões de dólares e em 2006 obteve uma estimativa de 157 milhões de dólares, o pequeno Arquipélago de Cabo Verde rendeu (só em 2006) mais de dois biliões de dólares.
A organização da Feira de Lisboa diz que o evento contou igualmente com a participação de 530 expositores do país anfitrião, daí que tenha sido considerada como tendo 'rebentado pelas costuras'.
Embora com um limitado espaço mas rico em conteúdo, foi possível mostrar o potencial que o País dispõe no Turismo, que bem aproveitado poder-se-ia considerar 'o petróleo de Moçambique', enquanto decorrem pesquisas para confirmar a presença do chamado 'ouro negro'. Contudo, o turismo é uma das apostas do Governo moçambicano para o combate à pobreza absoluta, redução dos níveis de desemprego e dos difíceis da balança de pagamento."
Este artigo está acessível em texto integral.