A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, única no Brasil auditada e certificada pela OMT com o apoio da Planet Work e da Prefeitura do Rio através da Secretaria Especial de Turismo realizaram de 07 a 17 de maio de 2008, uma pesquisa com 600 moradores do Leme, para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o potencial turístico do Rio, seus hábitos de consumo turístico e seus anseios de viagem.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Ipetur, o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que representa no Brasil, o Ciret - Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, o maior centro de pesquisas do mundo, com sede em Aix em Provence. Contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux, Diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e Presidente do Ipetur e Mauricio Werner, Coordenador Geral do Curso de Turismo e Diretor de Pesquisas do Ipetur, da UniverCidade.
Seguem os resultados da pesquisa:
Sexo: 45% feminino / 55% masculino
Grau de instrução: 22% ensino fundamental / 48% ensino médio / 30% ensino superior
Renda Mensal: de 01 a 03 salários mínimos – 50% / de 04 a 09 salários mínimos – 35% / Mais de 10 salários mínimos – 15%
Hábito de viajar: 65% já viajou / 35% nunca viajou
Locais visitados: 60% outros municípios do Estado / 25% outros estados do Brasil / 15% outros países
Sonho de Consumo: 45% ir para a Europa / 35% viajar para o Nordeste / 10% viajar para os EUA / 5% fazer um cruzeiro marítimo
Hospedagem em um hotel: 45% nunca se hospedou num hotel / 55% já se hospedou
Empecilhos para viajar: 40% preços altos / 35% outras prioridades de lazer / 25% não gosta de viajar
Avaliação Turística do Bairro: 85% acham que o bairro é turístico / 15% acham que não
Contato com turistas: 70% já tiveram contato com turistas / 30% nunca tiveram
Pontos positivos do bairro: 45% praia / 30% gastronomia / 20 hotelaria / 5% Forte do Leme
Pontos negativos do bairro: 60% segurança / 20% fechamento do Hotel Meridien / 10% limpeza da praia / 5% trânsito / 5% favelização
Sugestões para melhoria turística do bairro: 40% visitação do Chapéu Mangueira nos mesmos moldes da Rocinha / 25% sinalização turística do bairro através de um roteiro / 15% criação de tours de bicicleta ou a pé pelo bairro / 10% criação de um bonde turístico para visitação no bairro
A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, Botafogo e São Conrado. Os próximos bairros serão a Glória e Laranjeiras .
As pesquisas serão repetidas, pelo menos mais uma vez, no período de 2008/2010, em que o programa estará em desenvolvimento, conforme orientação técnica do CIRET.
A margem de erro é de 3,7%.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Ipetur, o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que representa no Brasil, o Ciret - Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, o maior centro de pesquisas do mundo, com sede em Aix em Provence. Contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux, Diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e Presidente do Ipetur e Mauricio Werner, Coordenador Geral do Curso de Turismo e Diretor de Pesquisas do Ipetur, da UniverCidade.
Seguem os resultados da pesquisa:
Sexo: 45% feminino / 55% masculino
Grau de instrução: 22% ensino fundamental / 48% ensino médio / 30% ensino superior
Renda Mensal: de 01 a 03 salários mínimos – 50% / de 04 a 09 salários mínimos – 35% / Mais de 10 salários mínimos – 15%
Hábito de viajar: 65% já viajou / 35% nunca viajou
Locais visitados: 60% outros municípios do Estado / 25% outros estados do Brasil / 15% outros países
Sonho de Consumo: 45% ir para a Europa / 35% viajar para o Nordeste / 10% viajar para os EUA / 5% fazer um cruzeiro marítimo
Hospedagem em um hotel: 45% nunca se hospedou num hotel / 55% já se hospedou
Empecilhos para viajar: 40% preços altos / 35% outras prioridades de lazer / 25% não gosta de viajar
Avaliação Turística do Bairro: 85% acham que o bairro é turístico / 15% acham que não
Contato com turistas: 70% já tiveram contato com turistas / 30% nunca tiveram
Pontos positivos do bairro: 45% praia / 30% gastronomia / 20 hotelaria / 5% Forte do Leme
Pontos negativos do bairro: 60% segurança / 20% fechamento do Hotel Meridien / 10% limpeza da praia / 5% trânsito / 5% favelização
Sugestões para melhoria turística do bairro: 40% visitação do Chapéu Mangueira nos mesmos moldes da Rocinha / 25% sinalização turística do bairro através de um roteiro / 15% criação de tours de bicicleta ou a pé pelo bairro / 10% criação de um bonde turístico para visitação no bairro
A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, Botafogo e São Conrado. Os próximos bairros serão a Glória e Laranjeiras .
As pesquisas serão repetidas, pelo menos mais uma vez, no período de 2008/2010, em que o programa estará em desenvolvimento, conforme orientação técnica do CIRET.
A margem de erro é de 3,7%.