joi, 1 mai 2008

"Restaurantes pedem regresso dos galheteiros"

O IOL Diário Digital noticia que "A Associação de Restauração anunciou esta quarta-feira que entregou ao Governo um pedido de revogação da proibição do uso de galheteiros nos restaurantes, apontando o 'aumento exponencial' do preço do azeite imposto pelos embaladores, noticia a agência Lusa.
Em comunicado, a Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP) queixa-se dos 'prejuízos' com a entrada em vigor da portaria que proíbe o uso de galheteiros de azeite em restaurantes e estabelecimentos afins, em particular da 'dificuldade de compra e armazenagem das embalagens' e do 'aumento exponencial do preço do azeite, por imposição dos embaladores'. Segundo a ARESP, o preço do litro de azeite aumentou mais de 255 por cento entre 2005, ano em que passou a vigorar a proibição, e 2008.
A Associação insurge-se contra o facto de as empresas embaladoras passarem 'a fazer publicidade grátis aos seus produtos em cima das mesas dos estabelecimentos de restauração e bebidas' e rejeita o aumento dos 'resíduos que resultam da utilização das embalagens, não recicláveis e altamente geradoras de poluição ambiental'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível na íntegra.