No Diário de Notícias, o jornalista Helder Robalo relata que "Cerca de trinta agências de viagens ligadas ao sector do desporto querem criar uma associação europeia das agências de viagens desportivas. O objectivo é criar uma estrutura, com grande representação, para conseguir exercer uma maior pressão junto das entidades organizadoras de grandes eventos europeus e mundiais, como a UEFA, FIFA e Comité Olímpico Internacional.
A ideia foi debatida na primeira Convenção Europeia de Agências de Viagem Desportivas, que se realizou ontem no Porto e que juntou 28 agências de nove países europeus, e que vão ser responsáveis pelo transporte de cerca de 30% da lotação dos estádios no Euro 2008. Segundo Pedro Barros, administrador da Agência Cosmos, 'sempre que se realiza um evento de grande envergadura, os agentes do sector sentem grandes dificuldades em termos logísticos, sobretudo ao nível dos aeroportos e dos horários de fecho e abertura'.
Outro dos problemas, para além das questões aeroportuárias, respeita ao preço dos hotéis. É que, explica Pedro Barros, recordando o que sucedeu em Portugal em 2004, 'por vezes os preços praticados pelas unidades hoteleiras aquando da realização dos eventos atingem diferenças consideráveis'.
Actualmente, as agências de viagens debatem-se com o problema da realização do Euro 2008 em dois países com regras diferentes ao nível do sistema aeroportuário. 'Está a ser mais fácil trabalhar com a Áustria do que com a Suíça, até porque aquela está integrada na União Europeia', salientou Pedro Barros.
Por isso, foi ontem nomeada uma comissão de trabalho, composta pelas agências britânica Thomas Cook, a portuguesa Cosmos e pelas holandesas Holland International e Oad Reizen. O objectivo é criar as regras e objectivos da associação e alargar a cooperação a cerca de 80 a 90 agências de viagem mundiais. 'Precisamos de ter uma voz única para poder falar com as organizações', reforçou o administrador da Cosmos."
A ideia foi debatida na primeira Convenção Europeia de Agências de Viagem Desportivas, que se realizou ontem no Porto e que juntou 28 agências de nove países europeus, e que vão ser responsáveis pelo transporte de cerca de 30% da lotação dos estádios no Euro 2008. Segundo Pedro Barros, administrador da Agência Cosmos, 'sempre que se realiza um evento de grande envergadura, os agentes do sector sentem grandes dificuldades em termos logísticos, sobretudo ao nível dos aeroportos e dos horários de fecho e abertura'.
Outro dos problemas, para além das questões aeroportuárias, respeita ao preço dos hotéis. É que, explica Pedro Barros, recordando o que sucedeu em Portugal em 2004, 'por vezes os preços praticados pelas unidades hoteleiras aquando da realização dos eventos atingem diferenças consideráveis'.
Actualmente, as agências de viagens debatem-se com o problema da realização do Euro 2008 em dois países com regras diferentes ao nível do sistema aeroportuário. 'Está a ser mais fácil trabalhar com a Áustria do que com a Suíça, até porque aquela está integrada na União Europeia', salientou Pedro Barros.
Por isso, foi ontem nomeada uma comissão de trabalho, composta pelas agências britânica Thomas Cook, a portuguesa Cosmos e pelas holandesas Holland International e Oad Reizen. O objectivo é criar as regras e objectivos da associação e alargar a cooperação a cerca de 80 a 90 agências de viagem mundiais. 'Precisamos de ter uma voz única para poder falar com as organizações', reforçou o administrador da Cosmos."