A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, única no Brasil auditada e certificada pela OMT e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work realizaram de 18 a 26 de abril de 2008, uma pesquisa com 1500 cariocas, para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o potencial turístico do Rio, seus hábtos de consumo turístico e seus anseios de viagem...
A pesquisa foi desenvolvida pelo Ipetur, o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que representa no Brasil, o Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, o maior centro de pesquisas do mundo, com sede em Aix em Provence. Contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner.
Seguem os resultados da pesquisa:
Sexo - 58% feminino / 42% masculino
Local de residência no Rio - 35% zona norte / 40% zona sul /25% zona oeste
Grau de instrução - 30% ensino fundamental / 45% ensino médio / 25% ensino superior
Conhecimento do potencial Turístico da Cidade - 50% não conhece o Pão de Açucar / 40% não conhece o Corcovado / 30% não conhece o Jardim Botânico / 25% não conhece a Passarela do Samba / 80% conhece as praias do Rio / 75% conhece a Quinta da Boa Vista / 60% conhece a Floresta da Tijuca / 45% conhece o Maracanã
Hábito de viajar - 65% já viajou / 35% nunca viajou
Locais visitados - 50% Outros municípios do Estado / 30% outros estados do Brasil / 20% outros países
Sonho de Consumo - 45% fazer um cruzeiro / 30% viajar para os EUA / 20% viajar para a Europa / 5% viajar para a Argentina
Hospedagem em um hotel - 55% nunca se hospedou num hotel / 45% já se hospedou
Empecilhos para viajar - 60% preços altos / 25% outras prioridades de lazer / 15% não gosta de viajar
A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, Botafogo e São Conrado. Os próximos bairros serão a Glória, Laranjeiras e Santa Teresa.
As pesquisas serão repetidas, pelo menos mais uma vez, no período de 2008/2010, em que o programa estará em desenvolvimento, conforme orientação técnica do CIRET.
A margem de erro é de 4,5%.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Ipetur, o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que representa no Brasil, o Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, o maior centro de pesquisas do mundo, com sede em Aix em Provence. Contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner.
Seguem os resultados da pesquisa:
Sexo - 58% feminino / 42% masculino
Local de residência no Rio - 35% zona norte / 40% zona sul /25% zona oeste
Grau de instrução - 30% ensino fundamental / 45% ensino médio / 25% ensino superior
Conhecimento do potencial Turístico da Cidade - 50% não conhece o Pão de Açucar / 40% não conhece o Corcovado / 30% não conhece o Jardim Botânico / 25% não conhece a Passarela do Samba / 80% conhece as praias do Rio / 75% conhece a Quinta da Boa Vista / 60% conhece a Floresta da Tijuca / 45% conhece o Maracanã
Hábito de viajar - 65% já viajou / 35% nunca viajou
Locais visitados - 50% Outros municípios do Estado / 30% outros estados do Brasil / 20% outros países
Sonho de Consumo - 45% fazer um cruzeiro / 30% viajar para os EUA / 20% viajar para a Europa / 5% viajar para a Argentina
Hospedagem em um hotel - 55% nunca se hospedou num hotel / 45% já se hospedou
Empecilhos para viajar - 60% preços altos / 25% outras prioridades de lazer / 15% não gosta de viajar
A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, Botafogo e São Conrado. Os próximos bairros serão a Glória, Laranjeiras e Santa Teresa.
As pesquisas serão repetidas, pelo menos mais uma vez, no período de 2008/2010, em que o programa estará em desenvolvimento, conforme orientação técnica do CIRET.
A margem de erro é de 4,5%.