luni, 5 februarie 2007

"PENT 2007"

"Na edição de 2006 da BTL, o Governo anunciou as linhas gerais e os dez produtos prioritários que integram o PENT - Plano Estratégico Nacional de Turismo. Um ano depois, na edição de 2007, teve lugar nova apresentação pública do plano, desta vez referenciando objectivos, mercados e produtos, linhas de estratégia, principais acções, etc.
Da análise do documento à data apresentado, e das intervenções dos responsáveis governamentais, resulta claro que este PENT, para além de algumas novas propostas, essencialmente sistematiza e integra um substancial número de orientações e medidas de política que tinham sido enunciadas por governos anteriores e que entretanto vinham já sendo executadas pelos diferentes organismos da tutela.
Parece-me uma boa decisão revelando bom senso e maturidade, já que, por uma vez, para mostrar trabalho e definir orientações para o futuro, não foi preciso desmontar e inverter tudo o que fora feito no passado. Tal facto demonstra, ainda, existir um grande consenso em torno dos principais problemas, vantagens e oportunidades do 'cluster turismo e lazer', sendo que as eventuais divergências se poderão vir a colocar principalmente nas medidas a seguir para os resolver ou potenciar." Assim começa um interessante artigo de opinião de Luís Correia da Silva, da TT - Think Tur e ex-Secretário de Estado do Turismo, publicado no Diário de Notícias e acessível na íntegra.