O Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, a Planet Work e a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio, com apoio da Fundação Cesgranrio e do Ciret – Centre Internacional de Recherches et Etudes Touristiques realizaram de 1º novembro de 2006 a 15 de janeiro de 2007, uma pesquisa com 850 turistas estrangeiros, que chegaram ao Rio através de cruzeiros marítimos.
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e coordenador do Curso de Turismo, apoiados por 25 alunos do curso. Trata-se de mais uma pesquisa realizada pela UniverCidade, para obter dados estratégicos, para elaborar o primeiro banco de dados turísticos da cidade do Rio, levando-se em consideração a importância dos cruzeiros marítimos.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur-Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 850 entrevistados:
Sexo 60% homens 40% mulheres / Grau de instrução 20 % nível fundamental 55% nível médio 25% nível superior / Idade de 18 a 27 anos – 20% de 28 a 39 anos – 25% de 40 a 60 anos – 15% mais de 60 anos – 40% / Organização da viagem 70% através de uma agência de viagens 30% diretamente na empresa de cruzeiros / Procedência dos turistas 30% norte-americanos 15% portugueses 12% alemães 11% italianos 9% espanhóis 7% argentinos / Razões da escolha do Rio 50% riqueza cultural 30% belezas naturais 13% parada obrigatória do navio 7% parada obrigatória do navio / Forma de conhecimento da cidade 40% através de city tour organizado por agência de viagens 60% por conta própria / Pontos positivos 34% População hospitaleira 20% limpeza da cidade 18% qualidade na prestação de serviço 14% Preços competitivos dos serviços / Pontos negativos 30% Instalações Portuárias 3% Segurança18% táxi12% sinalização turística 8% informação turística / Freqüência da visita ao Rio 85% vieram ao Rio pela primeira vez 10% já vieram ao Rio pelo menos uma vez 5% já vieram ao Rio mais de duas vezes / Intenção de voltar ao Rio pretendem voltar – 96% não pretendem – 4% / Permanência média no Rio 01 dia – 75% 02 a 04 dias – 15% mais de 04 dias - 5% / Atrativos que conheceram na cidade 40% Corcovado 30% Pão de Açúcar 22% Praias 7% Jardim Botânico 4% Museus e atrativos culturais / Hábito de viajar com a família -65% com amigos – 30% sozinho – 5% / Gasto médio por dia (USD) entre 30,00/50,00 – 10% entre 60,00/90,00 – 40% entre 100,00/150,00 – % mais de 150,00 – 15%.
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e coordenador do Curso de Turismo, apoiados por 25 alunos do curso. Trata-se de mais uma pesquisa realizada pela UniverCidade, para obter dados estratégicos, para elaborar o primeiro banco de dados turísticos da cidade do Rio, levando-se em consideração a importância dos cruzeiros marítimos.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur-Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 850 entrevistados:
Sexo 60% homens 40% mulheres / Grau de instrução 20 % nível fundamental 55% nível médio 25% nível superior / Idade de 18 a 27 anos – 20% de 28 a 39 anos – 25% de 40 a 60 anos – 15% mais de 60 anos – 40% / Organização da viagem 70% através de uma agência de viagens 30% diretamente na empresa de cruzeiros / Procedência dos turistas 30% norte-americanos 15% portugueses 12% alemães 11% italianos 9% espanhóis 7% argentinos / Razões da escolha do Rio 50% riqueza cultural 30% belezas naturais 13% parada obrigatória do navio 7% parada obrigatória do navio / Forma de conhecimento da cidade 40% através de city tour organizado por agência de viagens 60% por conta própria / Pontos positivos 34% População hospitaleira 20% limpeza da cidade 18% qualidade na prestação de serviço 14% Preços competitivos dos serviços / Pontos negativos 30% Instalações Portuárias 3% Segurança18% táxi12% sinalização turística 8% informação turística / Freqüência da visita ao Rio 85% vieram ao Rio pela primeira vez 10% já vieram ao Rio pelo menos uma vez 5% já vieram ao Rio mais de duas vezes / Intenção de voltar ao Rio pretendem voltar – 96% não pretendem – 4% / Permanência média no Rio 01 dia – 75% 02 a 04 dias – 15% mais de 04 dias - 5% / Atrativos que conheceram na cidade 40% Corcovado 30% Pão de Açúcar 22% Praias 7% Jardim Botânico 4% Museus e atrativos culturais / Hábito de viajar com a família -65% com amigos – 30% sozinho – 5% / Gasto médio por dia (USD) entre 30,00/50,00 – 10% entre 60,00/90,00 – 40% entre 100,00/150,00 – % mais de 150,00 – 15%.