miercuri, 14 februarie 2007

"Algarve: Governo 'chumba' projecto construção ilha artificial"

O Dinheiro Digital noticia que "O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, deu esta terça-feira parecer negativo ao projecto de construção de uma ilha artificial ao largo de Vale do Lobo, alegando que esta iria agravar o processo de erosão costeira no Algarve.
Em conferência de imprensa, Nunes Correia explicou que os pareceres do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pedidos pelo ministério, concluem que a construção de uma ilha com 100 hectares, embora protegesse a zona de Vale do Lobo, 'teria consequências muito negativas' em toda a Ria Formosa.
'Com base nesta avaliação preliminar, a nossa atitude é contrária ao prosseguimento do projecto e já comunicámos isso hoje aos promotores. Para o Ministério do Ambiente, a questão está arrumada', afirmou.
Em Setembro do ano passado, a empresa Vale do Lobo S.A. apresentou ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (MAOTDR) o projecto Nautilus Island, que previa a construção de uma ilha artificial a 500 metros da costa, onde seriam edificados 700 a 1000 apartamentos e moradias, um campo de golfe e um hotel subaquático. Na altura, os promotores defenderam que a ilha artificial permitiria travar o processo de erosão costeira do Algarve, tendo ficado acordado que o ministério 'procederia a uma avaliação preliminar da potencial viabilidade' do projecto, antes da empresa apresentar formalmente o processo.
'O promotor queria um sinal da Administração antes de avançar com alguns investimentos. Nós analisámos os pareceres e não vemos possibilidade de êxito no projecto. Não é legalmente um chumbo porque o processo não chegou a entrar, mas é um chumbo por antecipação', adiantou o ministro." (As hiperligações foram acrescentadas)