marți, 13 februarie 2007

"Gerês com portagens a partir de Junho"

Nos termos de um artigo do jornalista Paulo Julião, publicado no Diário de Notícias de hoje, "O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai passar a cobrar 1,50 euros aos turistas que, no período de Verão, pretendam circular de automóvel na Mata da Albergaria, num percurso de cerca de dez quilómetros, pela EN 308-1. A medida já está a ser contestada pelas populações que temem os efeitos na afluência de turistas.
A estrada em causa liga Portela do Homem (freguesia de Campo do Gerês) - junto à fronteira com a Galiza-, a Leonte, na localidade Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, cruzando a Mata da Albergaria, que se constitui como uma floresta bastante densa e considerada representativa da floresta primitiva. Actualmente, a circulação é já bastante condicionada, sendo mesmo proibida a paragem dos automóveis.
O percurso conta com três estruturas fixas do Instituto de Conservação da Natureza, actualmente apenas para 'controlo' do seu acesso, situação prestes a mudar. O novo regulamento já foi aprovado e prevê que todos os anos, entre Junho e Setembro, passem a ser cobrados 1,50 euros a quem utilizar aquela via, exceptuando a população residente. O valor pago será válido para todo o dia e servirá para assegurar o pagamento aos elementos do ICN que fazem o controlo e vigilância da utilização daquela área, bem como outras intervenções necessárias." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.