duminică, 1 iunie 2008

"Governo veta praias sem segurança"

No Público de hoje, os jornalistas Clara Viana e Ricardo Garcia revelam que "O Governo vai retirar 32 praias marítimas da lista de zonas onde se pode tomar banho neste Verão, devido, sobretudo, a razões de segurança. São nove na região Norte, oito no Centro e 15 no Algarve que até ao ano passado eram consideradas aptas para uso balnear.
Todas as praias oficialmente designadas como zonas de banhos têm de ter boa qualidade da água e vigilância adequada, de acordo com uma lei de 2004. Mas a questão da vigilância não vinha sendo integralmente controlada. Agora, o critério da segurança foi levado em conta com maior rigor, segundo informação da assessoria de imprensa do Ministério do Ambiente.
'Julgo que a aplicação [da legislação] está mais consolidada', corrobora Ana Seixas, vice-presidente do Instituto da Água (Inag). No ano passado, por exemplo, havia praias designadas como aptas para banhos mas que não tinham vigilância, como a da Fábrica, em Vila Real de Santo António.
Esta é uma das que deixaram de constar da lista de praias seguras que o Governo vai publicar brevemente, numa portaria que mais uma vez sairá após o início da época balnear. É um diploma conjunto dos ministérios da Defesa e do Ambiente que diz, em cada ano, quais são as praias de banhos para a respectiva época balnear. Em 2006, saiu a 25 de Setembro, a dias do fim da época, que começa a 1 de Junho na maior parte dos concelhos. Em 2007, foi publicada a 9 de Agosto. A portaria deste ano já está assinada, mas até sexta-feira não tinha sido publicada em Diário da República." (As hiperligações foram acrescentadas)