marți, 17 iunie 2008

"Governo retira 32 praias da lista oficial"

O IOL Portugal Diário assinala que "A lista oficial das zonas balneares onde se pode tomar banho foi publicada esta terça-feira em Diário da Republica, tendo o governo designado 324 praias, menos 32 do que no ano passado. Esta redução está relacionada com 'o maior rigor' em termos de segurança balnear, segundo disse à Lusa fonte do ministério do Ambiente.
Os critérios para a inclusão de uma praia na lista oficial são sempre a vigilância e a qualidade das águas, mas este ano o governo decidiu ser 'mais rigoroso' com aquele primeiro requisito.
'Este ano considerámos a segurança como um critério de eliminação. Algumas praias com boa qualidade acabaram por ser excluídas por não terem vigilância', adiantou aquela fonte. O problema, adiantou a mesma fonte, é que os banhistas ignoram os avisos colocados nas praias, incluindo até quando a qualidade da água é má e a praia está interdita.
Comparando com 2007, este ano são excluídas daquela lista nove zonas balneares da região Norte, oito do Centro e 15 do Algarve. Mas se diminuem as zonas balneares designadas, aumentam este ano para 54 as praias de banhos fluviais designadas, mais 13 do que em 2007, segundo a mesma portaria." (A hiperligação foi acrescentada)