marți, 3 iunie 2008

"Viajantes de 30 países vão ter de pedir autorização prévia para entrada nos EUA"

O Publico Última Hora dá conta que "O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu impor restrições aos cidadãos de trinta países abrangidos por isenção de visto para estadias curtas em território americano. Assim, a partir de Janeiro, estes viajantes terão de solicitar uma autorização prévia via Internet para entrar no país.
Segundo uma nota divulgada hoje pelo secretário de Segurança Interna norte-americano, Michael Chertoff, esta autorização deve ser solicitada três dias antes da viagem e deverá ser apresentada antes do desembarque em território americano. A autorização será válida por um período de dois anos ou até à data em que o passaporte expirar.
A nova medida, que consta entre as recomendações da comissão do 11 de Setembro, tem como objectivo tornar mais difícil a entrada nos EUA de potenciais terroristas oriundos dos países em relação aos quais o controlo de entrada é menor, como é o caso do Reino Unido, França, Portugal, Japão ou Austrália.
Até agora, para estadias curtas e no caso de serem portadores de passaportes electrónicos, estes viajantes tinham apenas de preencher um formulário em papel (I-94W), entregue no desembarque." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia está disponível em texto integral.