joi, 16 octombrie 2008

"Santuário de Fátima vai ter videovigilância"

Como noticia o IOL Portugal Diário, "O Santuário de Fátima vai ter um sistema de videovigilância, na sequência da autorização dada esta quinta-feira pelo secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, refere a Lusa.
O plano de videovigilância no Santuário de Fátima foi proposto pelo Comando-Geral da GNR, na sequência de um protocolo de cooperação assinado em Março deste ano e que prevê a cedência da gestão das câmaras a esta força de segurança, que pode vigiar e gravar eventuais furtos de carteiristas.
O sistema autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, que vai funcionar diariamente entre as 06h00 e as 02h00, vai 'unicamente' captar e gravar imagens e assegurar que os locais mais reservados de oração, como interior das igrejas, capelas e espaços de devoção, não sejam filmados, além de não permitir a captação de sons.
Além da identificação dos carteiristas, as câmaras poderão apoiar as autoridades na gestão de grandes grupos de peregrinos, integrando o sistema na rede de equipamentos do género existentes junto da auto-estrada e das principais vias." (As hiperligações foram acrescentadas)