marți, 21 octombrie 2008

Brasília sedia consulta nacional para congresso contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Começou nesta segunda-feira (20), em Brasília, na sede da Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio (CNTC), a Consulta Nacional para o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No encontro serão elaboradas as propostas que o Brasil levará para o congresso, que ocorre no Riocentro (RJ), entre os dias 25 e 28 de novembro. A consulta reúne, até quarta-feira (22), representantes do governo federal, de secretarias municipais e estaduais das áreas de atendimento à infância e juventude, além de representantes de organizações da sociedade civil e outros especialistas. “Vamos discutir políticas sociais para que o Brasil assegure a proteção dos direitos de cidadania a todas as pessoas, sem discriminação”, disse o ministro do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, Patrus Ananias, na cerimônia de abertura da Consulta Nacional.
Os dois eventos são coordenados pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, pelo ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome e das Relações Exteriores, que representam a Comissão de Governo do Congresso. Também integram a coordenação a organização não-governamental Articulação Internacional contra a Prostituição, Pornografia e Tráfico de Crianças e Adolescentes (Ecpat) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que representam o Comitê Organizador do III Congresso (COC).
Encontro preparatório – O Ministério do Turismo, em parceria com a Federação Brasileira de Conventions e Visitors Bureaux, promoveu na sexta-feira (17) o Encontro Preparatório para os jovens e adolescentes que participarão do III Congresso Mundial. O encontro ocorreu em Luziânia (GO) e recebeu investimentos de R$ 250 mil do MTur. Durante três dias, cerca de 200 jovens de todo o Brasil debateram os cinco temas-chave do congresso: formas de exploração sexual e seus novos cenários; marco legal e responsabilização; políticas intersetoriais integradas; iniciativas de responsabilização social; e estratégias de cooperação internacional. “Vamos apresentar experiências bem sucedidas nos segmentos turísticos para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes", afirmou a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, Elisabeth Bahia. Oficinas, rodas de debates e uma sessão plenária fizeram parte da programação.