miercuri, 15 octombrie 2008

Forum de Turismo discute novas tendências

A Confederação Nacional do Comércio, no Rio, sediou hoje o III Forum Planet Work/Cesgranrio sobre novas tendências do Turismo. O evento que lotou o auditório da CNC com 200 participantes, contou com o apoio do Pão de Açucar, do Corcovado, da American Airlines, da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio e da UniverCidade.
O evento teve como objetivo apresentar as novas tendências do Turismo, assim como propor sugestões para a crise que se anuncia, segundo a professora Roberta Guimaraes, diretora de eventos da Planet, que coordenou o fórum.
Entre as palestras, cabe ressaltar a do gerente geral do Caesar Park, Philippe Godefroid, que falou sobre hotelaria de luxo. Ressaltou que a tendência mundial são os hotéis design, os históricos e os castelos. Disse que o turista quer ter uma experiência única, mostrando que na Asia alguns hotéis disponibilizam mordomos, massagistas e atendentes, para todos os quartos. Exemplificou também que em Dubai, acabam de ser inaugurados dois hotéis no deserto, com características locais mas com serviços de primeira categoria. Disse que a missão de um hotel é superar as expectativas do cliente com luxo, glamour e marca forte.
Já Guilherme Paulus, presidente da CVC, deixou claro que a crise ainda não atingiu as empresas brasileiras. Os cruzeiros, pela costa brasileira, que hoje seduzem nossos clientes, não deixaram de ser vendidos. Ponderou que o turismo domestico tem que ser priorizado, através de ações especificas da iniciativa privada.
O presidente da Planet, Mauricio Werner, destacou que é preciso muita criatividade em momentos difíceis mas que o trade se adapta rapidamente as mudanças e logo encontra soluções pontuais,para maximizar as vendas. Não é um momento de choro, disse, enquanto uns choram, outros vendem lenços.
Também presente, o diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade lançou o projeto 2009-ano do turismo carioca que vai desenvolver uma série de atividades de auto-estima para o carioca, programas institucionais e comerciais de promoção e pesquisas. Será todo coordenado por nossos alunos e professores, dentro da recém criada Academia de Turismo do Rio de Janeiro.
A empresária Maria Ercilia Leite de Castro,diretora do Pão de Açucar pediu aos participantes apoio decisivo dos participantes na eleição do Pão de Açucar, como nova maravilha natural do mundo. Elogiou a iniciativa da UniverCidade em enviar 70000 e-mails para alunos e ex alunos e ser a primeira faculdade de turismo no Rio que aderiu a campanha, com a distribuição de camisetas, para os participantes do fórum.
O presidente do Conselho de Turismo da CNC, Oswaldo Trigueiros, que acompanhou os trabalhos deixou claro que a saída da Varig do cenário internacional europeu e norte-americano foi lastimavel, já que a empresa era uma verdadeira promotora do destino Brasil.
Estiveram também presentes, como palestrantes, Sergio Ricardo de Almeida, presidente da Loterj, Newton Fleury, diretor da globo.com, Respicio do Espirito Santo, presidente do Instituto Cepta e os conferencistas internacionais, o moçambicano Saidul Rahnan Mahomed e o norte-americano Paul Dinsmore. O evento, que é patrocinado pela Fundação Cesgranrio já tem data marcada para 2009, deverá acontecer no dia 18 de outubro.