vineri, 10 octombrie 2008

Brasil oferece segurança para investidores, afirma ministro

São Paulo (08/10) – O ministro do Turismo, Luiz Barretto, voltou a afirmar nesta quarta-feira (08) que com a aprovação da Lei Geral do Turismo (LGT) o país oferece segurança jurídica e tributária para investimentos estrangeiros. “O marco regulatório do setor, recentemente sancionado pelo presidente Lula, é a garantia que faltava para o desenvolvimento do setor”, disse Barretto aos mais de 200 empresários participantes da XII Conferência Brasileira de Investimentos e Hospitalidade, que acontece até quinta-feira (09) em São Paulo (SP).
Barretto destacou também a importância da realização da Copa do Mundo de 2014 no país. “Sabemos que para um evento deste porte é preciso planejamento e investimentos prévios. Estão previstos investimentos em aeroportos, transporte público, hotelaria, saneamento básico, telecomunicações e muito mais”. Ele acrescentou que o Ministério do Turismo já tem em mãos um diagnóstico da infra-estrutura e de serviços para o desenvolvimento turístico dos 65 destinos prioritários do país, entre os quais estão as 18 cidades candidatas a sede da Copa.
O Ministério também vai investir em qualificação para o mundial de futebol. Para isso, já foi acertado uma parceria com a BBC de Londres para o ensino da língua inglesa no Brasil, em um projeto similar ao realizado na China para os Jogos Olímpicos de 2008. Além disso, os jovens bolsistas do programa Bolsa Família começarão a ser capacitados, no próximo ano, para trabalhar no turismo. “Os investimentos realizados para a Copa do Mundo contribuirão para que o turismo se torne um dos maiores setores empregadores e geradores de renda do Brasil”, afirmou o ministro.
O ministro do Turismo falou ainda dos investimentos em acessibilidade, sinalização turística, construção de estradas, pontes e centros de convenções, entre outras ações, que o MTur faz desde 2003 em todo o país. Segundo ele, em conseqüência desse esforço feito pelo governo, o setor vem registrando contínuos indicadores de crescimento. “O estrangeiro que vem ao país, hoje fica mais tempo e gasta mais. De 2003 a 2007, a receita cambial acumulou US$ 19 bilhões, e o país recebe hoje mais de cinco milhões de turistas estrangeiros”, afirmou.