luni, 27 octombrie 2008

Ministros de Turismo do Mercosul se reúnem no Rio de Janeiro

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, ressaltou na última quinta-feira (23) a necessidade de os países do Mercosul aprimorarem suas relações e, juntos, também fortalecerem o setor. “Passamos hoje por um cenário incerto diante da crise nos mercados europeus e norte-americano, o que pode trazer uma grande oportunidade para o turismo na América do Sul”, disse, durante a abertura da V Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul, que ocorre no Rio de Janeiro.
No encontro, o professor Júlio Cezar Castanhar, da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), apresentou uma avaliação sobre a crise que aponta riscos e oportunidades para o turismo. “É possível que haja uma queda na demanda por turismo nos países desenvolvidos. Isso é significativo, pois 22% dos turistas que a Argentina recebe vêm da Europa, Estados Unidos e Ásia. No Brasil, esse número é ainda maior, chega a 42%”, ponderou Castanhar. Por outro lado, acrescenta o professor, a valorização do dólar norte-americano frente ao real pode ser um fator positivo para o Brasil. “Porque isso faz do país um destino mais barato para o turista que vem de fora e torna os destinos estrangeiros mais caros para o brasileiro, o que favorece as viagens internas”.
Nesta tarde, os ministros e representantes de governo do Mercosul devem discutir a integração da malha aérea sul-americana. Participam do encontro a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, o diretor geral da Secretaria de Turismo do Uruguai, A Carambula, o subsecretário nacional de Turismo da Argentina, Daniel Aguilera, o diretor da Secretaria Nacional de Turismo do Chile, Oscar Santelices, e o representante da Venezuela, Luis Laya.