luni, 6 octombrie 2008

"Portugal e Venezuela assinam acordo de cooperação no sector do Turismo"

Como dá conta o Opção Turismo, "Portugal e Venezuela vão passar a cooperar no domínio do turismo através do intercâmbio de informação, experiências, funcionários e informação sobre oportunidades de investimento nesta área.
O Decreto que estabelece as bases desta cooperação turística entre Portugal e Venezuela foi já publicado em Diário da República. De acordo com o documento, o acordo de cooperação foi assinado tendo em consideração a importância do turismo e do seu contributo para o desenvolvimento económico e social e para a consolidação dos laços de amizade entre os dois países.
Portugal e Venezuela comprometem-se assim a cooperar no domínio do intercâmbio de informação e documentação sobre legislação, dados estatísticos, projectos e produtos, bem como de experiências e práticas de gestão hoteleira, certificação de qualidade, entre outras coisas.
o âmbito deste acordo, os dois países irão ainda apostar no intercâmbio de funcionários técnicos, especialistas e peritos em matérias como planeamento, desenvolvimento dos destinos turísticos, concepção de produtos, promoção e distribuição turística. Promoverão igualmente a partilha de informação sobre oportunidades de investimento na área do turismo com vista à identificação de projectos de interesse mútuo, dinamizando a realização de encontros de empresas do sector.
Os dois países irão ainda cooperar no sector da promoção turística através de acções de assistência técnica à estruturação de campanhas de promoção nacional e internacional de turismo. O acordo contempla igualmente a aposta na área da formação e capacitação através de assistência técnica para o desenvolvimento de redes escolares de hotelaria e turismo, acrescenta o Decreto.
De acordo com o documento, o financiamento das actividades decorrentes deste acordo será estabelecido de comum acordo entre as partes e estará sujeito às disponibilidades orçamentais." (As hiperligações foram acrescentadas)