luni, 27 octombrie 2008

Comitê Gestor do Programa Aventura Segura se reúne durante ABAV

Apresentar os resultados, os desafios e as propostas para o Turismo de Aventura no Brasil. Foi com este objetivo que o Comitê Gestor do Programa Aventura Segura (PAS) se reuniu durante a realização da ABAV 2008 – Feira das Américas – que ocorreu no Rio de Janeiro, até o dia 24 (sexta-feira passada). programa, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), já conta com a adesão de 20 estados brasileiros e tem 215 associados.
A diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla, acredita no poder da integração dos setores para um melhor desenvolvimento e consolidação do projeto. “Depois de dois anos de aplicação e execução do programa, o momento é de reflexão. É necessário pensar em formas de viabilizar e dar sustentabilidade a este projeto, assim como promover ações conjugadas com outros destinos, em diferentes segmentos”, ressaltou.
O coordenador nacional do Sebrae, Dival Schimidt, reforça a importância da sustentabilidade do projeto.“Temos uma enorme capacidade de geração de produtos turísticos. Nosso patrimônio cultural é também o nosso maior diferencial e não podemos desperdiçá-lo”, afirmou.
Entre os objetivos do Aventura Segura, apresentados na reunião, estão: motivar os parceiros a manter o apoio ao projeto e aumentar a competitividade e o profissionalismo do Turismo de Aventura e Natureza.
Os resultados obtidos com as parcerias também foram expostos durante a reunião. “Há desafios a superar, mas estamos nos adaptando. Hoje posso dizer que estou mais consciente e a empresa consegue prestar um serviço mais seguro e profissional ao turista que busca vivenciar o Turismo de Aventura”, afirma Vilmar Lieber, diretor da empresa Cia do Cerrado, do Maranhão.
A próxima ação do Comitê Gestor do Programa de Aventura Segura é apresentar um relatório com o diagnóstico do projeto para o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur).