vineri, 16 noiembrie 2007

"União Europeia liberaliza GDS"

O PressTUR noticia que "União Europeia (UE) propôs a liberalização da apresentação das tarifas de bilhetes de avião nos GDS, defendendo uma maior competitividade no mercado da distribuição aérea, menos custos e um aumento da oferta aos consumidores.
A revisão do chamado Código de Conduta, que nos últimos 20 anos regulou o acesso aos GDS, vai introduzir 'liberdade de preços', afirma a Comissão, trazendo ainda uma maior competitividade no campo da distribuição dos bilhetes de avião 'reduzindo as taxas de reservas, e levando as companhias a oferecer mais opções de viagens através dos CRS'.
Ao contrário do que se passa hoje, afirma a Comissão, os GDS e as companhias de avião 'terão liberdade para negociar' os custos relativos às reservas e à disponibilização dos conteúdos (tarifas). A Comissão conclui que desta forma haverá mais competição e que isso contribuirá para 'mais eficiência no sector em termos de preços e qualidade de serviço'.
A revisão do código mantém a salvaguarda de proteger contra abuso de posição dominante, pelas companhias aéreas 'que detêm ou controlam CRS'.
O documento vai apresentar ainda medidas para garantir a apresentação de opções de viagens 'sem distorções' nos CRS bem como as tarifas aéreas 'tudo incluído', assim como garantir a protecção de dados pessoais.
O executivo defende igualmente que os consumidores que fazem reservas através de agências de viagens vão contar com uma maior oferta 'e continuar protegidos contra qualquer abusou ou descriminação'."

Nota: este Comunicado apenas foi distribuído nas Línguas Francesa, Inglesa e Alemã.