marți, 13 noiembrie 2007

"Mais de 50% dos sites das transportadoras aéreas poderão ser encerrados"

No Diário Económico, o jornalista Tiago Figueiredo Silva adianta que "Bruxelas apresenta amanhã um relatório onde conclui que mais de 50% dessas páginas da web apresentam irregularidades, sobretudo em relação à 'indicação de preços, termos de contrato e esclarecimento das condições propostas'.
'As companhias aéreas serão contactadas pelas autoridades e será-lhe pedido que clarifiquem ou alterem as suas práticas num período de quatro meses. Aquelas que não respeitarem estas exigências poderão enfrentar acções legais, que poderão resultar em multas ou no encerramento dos seus sites', adianta o relatório, citado pelo 'ElMundo'.
Os resultados do documento que será apresentado por Bruxelas não identificam uma transportadora aérea em particular, mas a Comissão Europeia pretende 'publicar uma lista com as empresas envolvidas' durante os quatro meses.
A Comissão aprovou em Julho do ano passado uma proposta para melhorar a transparência das tarifas aéreas, que obriga as transportadoras a incluir as taxas, os custos com combustíveis e os impostos nos preços dos bilhetes publicitados, com o objectivo de evitar 'supresas' no valor final, face às ofertas agressivas.
A Iberia anunciou há um ano atrás a sua decisão de incluir nas suas ofertas publicitárias os preços finais para todos os seus bilhetes.
A Direcção do Consumo e da Segurança Industrial do Governo basco tomou no mês passado algumas medidas, ao sancionar a Ryanair, Lufthansa e Air Lingus por anunciarem 'de forma enganosa' os preços dos seus voos nos seus sites da Internet."