vineri, 16 noiembrie 2007

"Ryanair processa Comissão Europeia"

No Publituris, a jornalista Carina Monteiro dá conta que "A companhia aérea de baixo custo apresentou uma queixa no Tribunal de Justiça Europeu de primeira instância contra a Comissão Europeia, acusando-a de nada fazer face às ajudas estatais do governo alemão à Lufthansa.
Nos últimos dois anos, a Ryanair solicitou à Comissão Europeia uma investigação ao que considera um caso de violação abusiva das normas estabelecidas pela União Europeia para ajudas estatais.
O conselheiro delegado da Ryanair, Michael O'Leary, foi mais longe ao afirmar que a Lufthansa tem o uso exclusivo do terminal 2 do aeroporto de Munique, uma infraestrutura que custou cerca de 2 mil milhões de euros, dos quais 1405 milhões foram suportados pelo Governo alemão. 'Nenhum investidor privado investiria numa obra com perdas de 141 milhões de euros, como é o caso, ainda para mais, concedendo acesso exclusivo a uma só companhia', argumenta.
O responsável disse ainda que o facto da Ryanair não ter autorização para usar esta infraestrutura mantém 'os passageiros sujeitos ao domínio dos altos preços praticados pela companhia alemã'." (As hiperligações foram acrescentadas)