vineri, 23 noiembrie 2007

"Ministros europeus apoiam Agenda para o Turismo"

Como assinala a jornalista Ana Fernandes no Público de hoje, "Um turismo que respeite o meio em que se insere, que distribua riqueza ou que rompa com o carácter sazonal de muitos destinos é o objectivo de uma Agenda Europeia para o sector, cujas conclusões foram ontem aprovadas no Conselho Europeu da Competitividade.
Como responsável pelos empregos de 12 por cento dos europeus e contribuindo com quatro por cento do PIB da União, de forma directa, e com 10 por cento indirectamente, o turismo vai aparecer, de forma expressa, no Tratado que vai ser assinado em Lisboa.
Mas a importância que o sector assume não pode ser atingida a qualquer preço, defende a Comissão Europeia. Razão por que preparou uma Agenda para o Turismo Sustentável, apresentada em Outubro e cujas conclusões foram agora aprovadas.
A conservação sustentável e a gestão dos recursos naturais e culturais, a redução do nível de utilização dos recursos e da poluição nos destinos turísticos, incluindo a produção de resíduos, a gestão das alterações verificadas em termos de necessidades e de bem-estar das comunidades, a diminuição do carácter sazonal da procura, a tomada em conta do impacto ambiental dos transportes ligados ao turismo, o alargamento do turismo a todos sem discriminação e a melhoria da qualidade do emprego no sector do turismo são alguns dos objectivos a alcançar pela agenda.
Para a concretizar, 'será essencial encontrar novas formas de financiamento, nomeadamente pelas pequenas e médias empresas, que constituem o grande empregador do sector', defendeu Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, anteontem, no Parlamento Europeu.
Uma das peças fundamentais da agenda é o compromisso da Comissão de conciliar políticas com incidências no turismo, concretamente a política marítima e as de desenvolvimento rural. Assim como criar uma consciência nos turistas para que procurem destinos sustentáveis." (As hiperligações foram acrescentadas)