vineri, 14 noiembrie 2008

"TP fecha parceria com SEF para aceder aos registos de alojamento de turistas"

No Publituris, a jornalista Sónia Gomes Costa revela que "O Turismo de Portugal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assinaram ontem uma parceria que permitirá o acesso, já a partir de Dezembro, a mais de cinco milhões de registos electrónicos sobre o alojamento de turistas estrangeiros nos estabelecimentos hoteleiros do País.No comunicado enviado, o TP garante que depois deste acordo com o SEF, 'passará a ter acesso por via electrónica, até ao dia 10 de cada mês, a dados estatísticos relativos ao mês anterior, permitindo ganhar mais de 30 dias em relação à actual disponibilidade de dados'.
Estas informações são obtidas a partir do Sistema de Informação de Boletins de Alojamento (SIBA), que é gerido pelo SEF e reúne dados electrónicos relativos à entrada e saída de estrangeiros de cada um dos empreendimentos turísticos. O SEF não fornecerá dados pessoais sobre os hóspedes.
Depois deste acordo, o TP poderá classificar e ordenar os dados estatísticos por concelho de localização do empreendimento, por tipologia e classificação, pelo país de residência do cidadão estrangeiro. Além disso, será possível saber quantos turistas ficaram registados como hóspedes e quantas dormidas fizeram nesse período naqueles estabelecimentos. 'No futuro, podem ser adicionadas novas funcionalidades ao sistema e obter dados ainda mais específicos', lê-se no documento.
O TP sublinha que é mais uma medida do Simplex, e que permitirá a disponibilização desta nova informação na plataforma tecnológica Proturismo, que pode ser consultada no site www.turismodeportugal.pt." (Salvo a última, as hiperligações foram acrescentadas)