luni, 24 noiembrie 2008

"Escolas de Hotelaria e Turismo com novo modelo de gestão"

Como dá conta o Opção Turismo, "O novo modelo formativo de administração e gestão da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, estruturas desconcentradas do Turismo de Portugal, já está em vigor com a publicação em Diário da República.
Uma das medidas previstas é a possibilidade de concessão a privados da gestão dos hotéis e restaurantes de aplicação das escolas, desde que se mantenha a formação prática profissional dos alunos nesses estabelecimentos.
O novo regime é aplicável às escolas que já fazem parte da rede, às três que estão em projecto (Feira, Setúbal e Portimão), às de Lisboa e Porto que surgirão em 2009, bem como às duas que vão abrir já em Dezembro (Portalegre e Caldas da Rainha).
Além disso, consagra uma maior aproximação das escolas às empresas. Para contactarem com a vida activa, os estabelecimentos passam a poder fazer parcerias com privados para formação em contexto real de trabalho e desenvolver estágios, certificações e cursos com entidades internacionais. O regime prevê ainda aumentar também o número de escolas de hotelaria e turismo com centros 'Novas Oportunidades'.
O novo diploma contempla ainda, quando necessário, o surgimento de estruturas formativas deslocalizadas e flexíveis com recurso a formadores e pessoal de apoio, com recurso às regras de mobilidade da Administração Pública." (As hiperligações foram acrescentadas)