joi, 6 noiembrie 2008

"Bares processados por música ilegal"

Segundo o Público de hoje, "A Passmúsica, entidade que agrega representantes de produtores e artistas musicais, venceu a primeira de 500 providências cautelares interpostas contra estabelecimentos que passam música sem pagar a respectiva licença. Miguel Carretas, responsável da Audiogest (que integra a Passmúsica), garante que em 2009 todos os bares e discotecas não licenciados estarão em tribunal.
Na sequência da providência cautelar, o equipamento de reprodução de música do bar Caffe del Rio, em Viana do Castelo, foi, em Outubro, apreendido pelas autoridades.
Miguel Carretas estima haver cerca de 1500 locais que passam música sem autorização, num universo que oscila entre os 2000 e os 2500 estabelecimentos. As licenças já pagas por bares e discotecas deverão render à Passmúsica dois milhões de euros até ao final do ano. O montante é distribuído equitativamente pelos produtores e artistas.
O valor das licenças varia consoante o tipo de estabelecimento (um café ou restaurante paga menos do que uma discoteca), a lotação e o número de horas de funcionamento. Normalmente, oscila entre os 100 e os seis mil euros por ano. Os preços foram acordados entre a Passmúsica e as associações que representam os estabelecimentos." (A hiperligação foi acrescentada)