joi, 18 decembrie 2008

"Turismo de Portugal apresentou ferramentas tecnológicas com base no cartão do cidadão"

Como noticia o Turisver, "O Turismo de Portugal (TP) apresentou ontem as suas novas ferramentas tecnológicas, soluções que se enquadram no programa Simplex, que prevê a simplificação da administração pública, e que só foram possíveis graças ao cartão do cidadão, documento que através da assinatura electrónica permite uma maior agilização de processos, com maior segurança e menores custos.
A iniciativa, que decorreu no auditório da sede do TP, contou com a presença dos secretários de Estado do Turismo e da Modernização Administrativa, respectivamente Bernardo Trindade e Maria Manuel Leitão Marques, bem como do presidente do instituto, Luís Patrão, e serviu para apresentar as novidades tecnológicas que o TP tem agora ao seu dispor e que contribuem para a simplificação administrativa do sector.
A intranet, o sistema integrado de gestão financeira (SICGEST), o sistema de gestão documental (Quadrante) e a Extranet foram as principais novidades tecnológicas ontem apresentadas, soluções que vão permitir reduzir em cerca de 50% a quantidade de papel gasta pelo instituto, o que se traduz numa poupança de cerca de 100 mil euros.
Para além da homogeneização das lógicas de trabalho, estas novas ferramentas vieram trazer também maior autonomia aos colaboradores do TP, até porque a sua presença física deixa de ser indispensável no momento de validação dos processos, facto que se tornou possível devido à assinatura electrónica, uma das mais valias que o cartão do cidadão permitiu.
No entanto, este beneficio passará a ser maior com a entrada em funcionamento da extranet, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2009, pois os processos de candidatura a financiamento passarão a ser inteiramente digitais, incluindo a prestação de contas, bem como a contratação, já que os contratos vão ser gerados automaticamente pelo sistema." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo pode ser lido na íntegra.