miercuri, 27 mai 2009

"Turismo de Portugal disponibilizará serviços online"

O Dinheiro Digital noticia que "Os promotores de turismo vão poder candidatar-se a investimentos estatais através da Internet, na sequência da criação pelo Turismo de Portugal de uma plataforma para facilitar a interacção, diz Nuno Santos, administrador do organismo.
O projecto, que o responsável considera 'uma grande aposta do Turismo de Portugal para este ano', visa disponibilizar a realização de 'muitas acções através da Internet, à semelhança do que acontece com os bancos e o homebanking'. Os novos serviços online deverão começar a estar disponíveis 'a partir de Junho/Julho', acrescenta.
O organismo que representa o turismo em Portugal pretende ainda criar 'uma plataforma única de informação' online para as escolas de hotelaria do País, com o objectivo de 'uniformizar a informação para alunos, professores e pais'. Este projecto deverá estar a funcionar 'no início do próximo ano lectivo', diz Nuno Santos, adiantando que 'um primeiro serviço será disponibilizado já em Julho para as candidaturas dos alunos' às escolas.
O projecto faz parte da aposta na inovação e utilização de tecnologias pelo Turismo de Portugal, que já valeu ao organismo o prémio Ulysses 2009, atribuído pela Organização Mundial de Turismo, numa cerimónia que decorre hoje em Espanha. O prémio Ulysses 2009, na categoria de 'Inovação e Aplicação de Conhecimento em Governance no Turismo', foi atribuído ao Turismo de Portugal pela Organização Mundial de Turismo pelo trabalho de desburocratização e simplificação administrativa. Segundo referiu o organismo na altura (em Maio), as 'transformações destacadas por este prémio enquadram-se na modernização tecnológica que foi operada no Turismo de Portugal, depois da fusão dos quatro organismos públicos, entretanto extintos, que lhe deram origem'." (As hiperconexões foram acrescentadas)