miercuri, 20 mai 2009

"Provedor recebeu 983 queixas de viagens em 2008"

Como relata Lucília Tiago na edição de hoje do Jornal de Notícias, "Muitas companhias de aviação não assumem a sua quota-parte de responsabilidade face à indemnização paga ao cliente pela agência de viagens em caso de atraso do voo. O alerta é do provedor do cliente da APAVT.
Em 2008, o provedor do cliente da Associação das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) recebeu 983 queixas, uma parte significativa das quais motivada por atrasos nos voos - que frequentemente acabam por originar perdas de ligações aéreas. Face a estas situações e quando se conclui que o cliente tem razão, a agência ou o operador de viagens optam pelo pagamento de uma indemnização. Mas, segundo referiu ontem Vera Jardim, a resposta das companhias aéreas - para quem as agências apelam posteriormente para serem por sua vez ressarcidas - 'estão longe de ser adequadas à situação. Esta realidade levou o provedor do cliente da APAVT a pedir às transportadoras aéreas e 'às entidades que as fiscalizam' a necessária colaboração 'para que todos possam responder pelas suas responsabilidades.
O total de queixas que chegaram ao provedor do cliente da APVAT em 2008 é superior ao do ano anterior, mas Vera Jardim considerou este crescimento 'natural', pelo facto de cada vez mais pessoas terem conhecimento da existência de uma figura a quem podem enviar as reclamações. Por este motivo, espera nova subida em 2009, embora ressalve que os totais são de reduzida dimensão (menos de 1% face ao número total de pessoas que anualmente viaja através dos associados da APAVT)." (As hiperconexões foram acrescentadas)
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