marți, 26 ianuarie 2010

"Plano Estratégico Nacional do Turismo revisto este ano"

O Diário de Notícias acaba de dar conta que "O Plano Estratégico Nacional de Turismo deverá ser revisto este ano em articulação com as associações do sector, segundo uma versão preliminar do Orçamento de Estado para 2010, a que a agência Lusa teve acesso.
De acordo com o documento, o governo 'propõe-se proceder à revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo, em articulação com as associações do sector, adaptando os objectivos à conjuntura económica e às tendências internacionais do sector com o objectivo de melhorar a competitividade'.
A versão preliminar do orçamento adianta ainda que será implementado um Registo Nacional de Turismo, para promover uma 'melhor articulação Estado-Empresa' e aumentar o conhecimento sobre a realidade da oferta turística nacional.
No sector do turismo, o governo quer melhorar também a qualificação dos destinos turísticos, 'apoiando investimentos de natureza infra-estrutural de interesse turístico'. Para tal, o executivo pretende apoiar o investimento, através da Estratégia de Eficiência Colectiva Turismo 2015 e, logo, do lançamento de concursos específicos para empresas do sector, com dotações orçamentais próprias, e da valorização das especificidades regionais.
'A qualidade e sustentabilidade da oferta turística nacional serão valorizadas, dando continuidade ao processo de reclassificação dos estabelecimentos turísticos', refere o documento." (A hiperconexão foi acrescentada)