luni, 4 ianuarie 2010

"Todos os passageiros de 14 países que viajem para os EUA serão revistados"

Segundo o Público, "Numa directiva que já entrou em vigor, a Administração de Segurança nos Transportes (TSA) ordenou um controlo reforçado de 'todos' os passageiros originários ou provenientes de países considerados como apoiantes do terrorismo ou de 'outros países relacionados'.
A lista dos países afectados por esta medida não foi divulgada oficialmente mas um alto responsável da Administração de Obama, interrogado pela AFP, refere que os cidadãos originários ou provenientes de um total de 14 países serão particularmente visados pelos controlos de segurança reforçados.
Entre estes países estão a Nigéria, o Paquistão, Iémen, Afeganistão, Líbia e Somália. Na mesma lista encontram-se Cuba, Irão, Sudão e Síria, os quatro países que figuram na lista americana dos estados que apoiam o terrorismo, segundo o departamento de Estado. O 'New York Times' e o 'Washington Post', citando responsáveis governamentais, completam a lista com a Argélia, o Líbano, a Arábia Saudita e o Iraque.
'Cem por cento' dos passageiros originários ou provenientes destes países serão submetidos a uma revista corporal 'completa' bem como a uma inspecção 'manual' dos seus bens pessoais, refere o site Politico. A directiva aplica-se a todas as companhias aéreas.
Para os cidadãos de outros países, a ordem da TSA prevê um recurso acrescido a tecnologias avançadas de controlo de segurança e impõe a revista aleatória de pessoas com destino aos EUA em todos os voos internacionais. 'Uma segurança aérea eficaz começa para lá das nossas fronteiras', explica a TSA num comunicado." (As hiperconexões foram acrescentadas)