vineri, 22 ianuarie 2010

Na União Europeia, "Ministros do Interior avançam com registo europeu de dados de passageiros"

No Público de hoje, o jornalista Nuno Ribeiro relata que "Os ministros do Interior da União Europeia (UE) decidiram a criação de um registo europeu de dados de passageiros de linhas aéreas no âmbito de novas medidas de combate ao terrorismo. No Conselho Informal, ontem celebrado em Toledo, no qual também participou a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, foi adiada a aprovação da utilização nos aeroportos da Europa dos denominados scanners corporais.
O futuro registo europeu de dados de passageiros das linhas aéreas é a adaptação, à Europa, das normas que já regem os voos entre os países da UE e os Estados Unidos desde 2007. No encontro de Toledo nada foi decidido sobre os scanners pessoais. 'É um assunto que temos de abordar sem pressa mas sem descanso', sintetizou o ministro do Interior espanhol. Neste ponto, o vice-presidente da Comissão Europeia, Jacques Barrot, anunciou que vai ser 'acelerada a apresentação do relatório sobre a boa utilização das novas tecnologias, em particular dos scanners pessoais'. Barrot salientou que 'não devemos ficar obcecados com esta questão, pois um bom registo de dados pode ser igualmente eficaz', observou.
Ontem, UE e EUA trabalharam numa resolução conjunta, a ser analisada na cimeira bilateral de Abril em Madrid, cujo objectivo é melhorar a identificação de suspeitos que ponham em risco a segurança aérea. No texto é enfatizada a necessidade de identificar 'o mais cedo possível' os presumíveis terroristas, bem como as substâncias ilícitas que possam transportar.
A este respeito, Napolitano referiu que o atentado frustrado de Detroit de 25 de Dezembro correspondeu a uma mudança de estratégia. 'Optaram pelo recrutamento de uma pessoa pensando que ela sozinha pode contornar todo o dispositivo de segurança', referiu. Por isso, a responsável de Washington sublinhou a importância de 'potenciar a detecção de explosivos, de metais, de líquidos perigosos, o que envolve diversas novas tecnologias que também permitem assegurar a privacidade'."