joi, 12 februarie 2009

Pesquisa UniverCidade/Cesgranrio

Pesquisa coordenada pelo professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, com o apoio da Fundação Cesgranrio e da PlanetWork, com 500 turistas estrangeiros, de 07 de janeiro a 07 de fevereiro de 2009, revela o perfil do turista estrangeiro que visita o Rio, na alta estação:

Proveniência: 45% europeus / 35% norte-americanos / 15% sul-americanos / 5% asiáticos
Sexo: 55% mulheres / 45% homens
Forma de hospedagem: 75% se hospeda em hotéis / 15% aptos de temporada / 10% hospedagem domiciliar
Pontos Negativos: 40% população de rua / 25% vendedores ambulantes / 20% segurança / 10% informação turistica / 5% taxis
Pontos Positivos: 35% população anfitriã / 20% natureza exuberante / 15% preços competitivos / 10% gastronomia / 8% prestação de serviço / 7% ordenamento das praias / 5% guias de turismo
Organização da Viagem: 65% viajaram por conta própria / 35% através de agência
Grau de escolaridade: 35% ensino fundamental / 40% ensino médio / 25% ensino superior
Transporte utilizado: 80% chegaram ao Rio por via aerea / 15% por via maritima / 5% por via terrestre
Atrativos mais visitados: 45% Corcovado / 35% Pão de Açucar / 10% Jardim Botanico / 5% Cidade do Samba / 5% Floresta da Tijuca
Tempo de permanência: 3/6 dias - 75% / 6/9 dias - 20% / mais de 10 dias -5%
Gasto Médio: USD 60/USD 85,00-30% / USD 90/USD 120-45% / USD 125/USD 180-15% / Mais de USD 185,00-10%
Avaliação da Segurança em áreas Turísticas: Excelente - 15% / Muito boa - 30% / Boa - 20% / Ruim - 25% / Muito ruim-10%
Outras cidades visitadas: Paraty - 24% / Buzios - 20% / Foz do Iguaçu - 15% / Recife - 13% / Fortaleza - 12% / Manaus - 8% / Petropolis - 6% / Niteroi - 2%
Faixa etária: 18/27 anos - 28% / 28/40 anos - 22% / 41/54 anos - 25% / 55/64 anos - 15% / Mais de 65 anos - 10%

A Pesquisa teve a participação de 20 pesquisadores-alunos de Turismo e hotelaria da UniverCidade e foi auditada pelo Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix em Provence. A margem de erro é de 3,5%.