marți, 17 februarie 2009

"Instituto Câmara Pestana desaconselha viagens para Angola sem vacina contra raiva"

Segundo o PressTur, "O Instituto Câmara Pestana em Portugal, está a desaconselhar as viagens para Angola sem a vacina contra a raiva, estando estas actualmente esgotadas em Portugal.
Anabela Rodrigues, médica do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana afirmou que estão muitas pessoas que vão viajar para Angola à espera da vacina de deverá chegar a todo o momento da Alemanha.
Também o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) está a aconselhar aqueles que vão viajar para algumas zonas de Angola a vacinarem-se contra a raiva, principalmente para quem vai estar em contacto com o exterior, sendo o risco menor para quem vá trabalhar em zonas fechadas.
Luanda está a ser afectada por um surto de raiva que já causou pelo menos 60 vítimas, sobretudo crianças em idade escolar, tendo as autoridades recolhido das ruas mais de 800 animais desde o início de Janeiro, embora não haja ainda muitas informações sobre o que se está a passar na capital angolana, do ponto de vista da transmissão da doença.
A raiva é uma doença infecciosa que se manifesta entre os animais e que pode ser transmitida ao homem através de mordedura sendo fatal.
Anabela Rodrigues lembrou que existe raiva em África há anos, salientando que as pessoas não deverão viajar para aquele continente sem estarem vacinadas, apesar de não ser obrigatório." (As hiperconexões foram acrescentadas)