vineri, 20 februarie 2009

O Rio, o Turismo e a Segurança

A cidade do Rio é e sempre será o maior ícone do turismo brasileiro. Cercada por uma natureza exuberante e com uma população anfitriã, extremamente receptora se apresenta como uma ótima opção de turismo, para brasileiros e estrangeiros. No entanto, precisamos melhorar a segurança da cidade, com melhor sinalização turística, maior número de postos de informações turísticas e sobretudo melhor dimensionamento do policiamento em áreas turísticas.
Estamos cientes de que o governo estadual tem buscado soluções efetivas para o problema da segurança urbana mas é preciso, de forma urgente,aumentar o contingente de policiais que atuam no batalhão de policiamento de áreas turísticas ou seja pelo menos, duplicar os atuais 245. Tal aumento vai permitir uma melhor distribuição dos policiais por todas as áreas turísticas da cidade, o que infelizmente não vem ocorrendo, já que ficam concentrados em locais específicos.
Ficamos também muito preocupados, com os recentes episódios de invasões de albergues por assaltantes, assim como um grupo de turistas estrangeiros vitimados, no decorrer de um passeio pelo Rio. Faz-se necessário que os albergues contratem doravante segurança, como fazem os hotéis para buscar uma solução a curto prazo, sobretudo levando em consideração, que vamos viver nos próximos dias, o Carnaval, maior evento carioca. É preciso também que as autoridades policiais passem a fazer durante todo o Carnaval uma ronda por todos os meios de hospedagem da cidade, em horários alternados.
A nossa imagem fica enfraquecida com os eventos mencionados anteriormente. Hoje, a Internet já veicula em vários sites, os assaltos a turistas, o que vai mais uma vez provocar uma descrença no mercado internacional sobre o Rio. Temos também que desenvolver ações de relações públicas, junto a esses turistas: pedidos de desculpa oficial por parte do governador ou do prefeito, através de reuniões, que demonstrem a preocupação do setor oficial.
A iniciativa privada faz a sua parte e ainda demonstra comprometimento social com a segurança mas não podemos continuar pensando apenas nos eventos futuros, a segurança turística merece um programa especial do Ministério do Turismo, com recursos expressivos e dos governos estaduais e municipais.
Vamos mostrar ao mundo que temos condições rápidas de reverter a situação, com políticas específicas de inclusão Social, habitação e educação, não nos limitando a choques de ordem momentâneos.
O Rio tem que acreditar em seus policiais, em suas autoridades e nas empresas de turismo. Basta vontade política e efetivo empenho.Torcemos, para que as soluções sejam rápidas, sob pena do país não conseguir aumentar o número de turistas internacionais, como vem ocorrendo nos últimos 2 anos.

Bayard Do Coutto Boiteux é coordenador geral do Curso de Turismo da UniverCidade e consultor na área de políticas públicas e capacitação turística (www.bayardboiteux.pro.br)