sâmbătă, 21 august 2010

STEPPA - Sustainable Tourism in Enterprises, Parks and Protected Areas

O principal objectivo do projecto é promover e fortalecer a cooperação entre as diferentes experiências e iniciativas de certificação para as pequenas e micro empresas de turismo que trabalham em áreas protegidas observando a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, através da partilha e melhoria das suas práticas de sustentabilidade, reforçando a sua competitividade através de parcerias, investigação e centros de apoio para a sustentabilidade do turismo.

O projecto envolve dez parceiros de sete países:

- University of Eastern Finland (Finlândia)

- Leeds Metropolitan University (Reino Unido)

- EUROPARC Federation (Alemanha)

- Consejeria de Medio Ambiente (Andaluzia, Espanha)

- Parco Naturale Alpi Marittime (Itália)

- Parco Naturale Adamello Brenta (Itália)

- State Nature Conservancy of Slovak Republic (República Eslovaca)

- Latvian Country Holidays (Letónia)

- Nationalparkverwaltung Harz (Alemanha)

- CoaST (Reino Unido)

Para além daquele objectivo principal, do projecto resultam ainda os seguintes:

a) Benchmark dos diferentes sistemas de certificação em matéria de sustentabilidade de actividades turísticas em geral e de parques naturais, estabelecendo parcerias e encontrando as melhores práticas ao nível europeu procurando a sua harmonização;

b) Demonstrar as conexões entre a implementação de sistemas de gestão sustentável, o aumento da competitividade, uma maior consciência de conservação e um maior valor para o cliente;

c) Promover a capacitação de proprietários, gestores e empresários que desenvolvem a sua actividade em áreas protegidas relativamente ao turismo sustentável e à sua avaliação;

d) Divulgar as melhores práticas ao nível europeu criando uma plataforma on-line para a partilha de recursos e ferramentas destinados às áreas protegidas.

O projecto compreende seis módulos de trabalho:

1º) Conjunto de reuniões e seminários nas quais se debatem os temas-chave do projecto, a sua evolução e a apresentação dos resultados (v.g. boas práticas, plataforma on-line, as acções-piloto e metodologias de pesquisa). As reuniões destinam-se também à capacitação dos parceiros do projecto para a implementação dos projectos piloto, divulgação do mercado de turismo sustentável e de ferramentas de pesquisa nos seus destinos e nas redes locais, regionais ou nacionais.

2º) Criação do conhecimento e actividades de apoio à investigação e o desenvolvimento de metodologia de investigação às práticas de turismo sustentável das micro e pequenas empresas que operam nas áreas protegidas.

As actividades de investigação dividem-se em três temas:

a) comparação de diferentes metodologias e discussões em grupo sobre as normas e práticas de sustentabilidade;

b) pesquisa do cliente;

c) investigação empresarial.

3º) A plataforma on-line é uma ferramenta para comunicação de entre os parceiros e conterá todos os instrumentos de pesquisa, relatórios e resultados do projecto.

4º) Acções-piloto e de formação em áreas-piloto. O objectivo é a criação e reforço parcerias entre áreas protegidas que observam a Carta, as redes de empresas locais e organismos de investigação. PME e outros stakeholders receberão capacitação no uso e aplicação de métodos de pesquisa de turismo sustentável e dos instrumentos de avaliação. As ferramentas são executadas em áreas-piloto para recolher informações sobre os valores dos turistas, as tendências, preferências e práticas de sustentabilidade das empresas locais.

5º) Divulgação dos resultados da investigação mediante apresentações em conferências, seminários e reuniões em rede, boletins e relatórios de pesquisa e actualização da plataforma on-line.

6º) Inclui o trabalho de administração do projecto.

O projecto STEPPA é liderado pelo Centre for Tourism Studies da University of Eastern Finland e integra-se no Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP) (2007-2013).

Carlos Torres